Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1055
Título: Construção do Estado-Nação Angolana : relações inter-étnicas, Nhaneka-Humbe na guerra civil
Autor(es): Wilson Sabonete, Fernando
Palavras-chave: Nhaneka‐ Humbi; Guerra Civil Grupos Étnicos; Conflitos Armados; Relações Interétnicas; Angola
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Wilson Sabonete, Fernando; Wilfried Schröder, Peter. Construção do Estado-Nação Angolana : relações inter-étnicas, Nhaneka-Humbe na guerra civil. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as características de relações interétnicas e indagar o andamento do projeto de construção do Estado‐nação Angolano. Portanto, a partir das relações interétnicas e participação da etnia Nhaneka‐Humbi na Guerra Civil, indaga‐se os avanços e os limites nas relações entreétnicas durante a participação ativa na Guerra Civil, ver o lugar deles nas tentativas da reconfiguração do Estado ‐ nação angolano. Dessa forma, enfatiza‐se a análise nos dois pilares principais da estrutura do Estado, que são: a) representatividade e participação dos povos Nhaneka‐Humbi; b) acesso e segurança na Guerra Civil e promoção nas Forças Armadas Angolana. Para a realização deste estudo, utilizaram‐se fontes históricas e bibliográficas sobre a história do povo nativo em Angola.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1055
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Antropologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo736_1.pdf1,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.