Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10544
Title: Recomendação online e publicidade: “Pessoas como eu” como instâncias de credibilização do discurso publicitário na Internet
Authors: SOUZA, Alanna da Cunha Maltez e
Keywords: Publicidade;Credibilidade;Retórica;Endosso;Internet
Issue Date: 28-Feb-2013
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: As atuais condições comunicacionais, baseadas, sobretudo, na expansão das redes telemáticas e popularização da Internet, fomentaram um novo cenário para a publicidade. Hoje, ela se depara com o excesso de informação, a escassez de atenção e um novo consumidor engajado na arena de consumo, especialmente online, cético com relação aos seus apelos. Diante disso, nota-se que a credibilidade do discurso publicitário decresce, enquanto as recomendações de outros consumidores online são cada vez mais valorizadas. De forma a diminuir a resistência às suas mensagens na Internet, a publicidade vem adotando estratégias que utilizam o consumidor como uma instância intermediária de credibilização. Ao incorporar recursos ligados aos atuais formatos híbridos ancorados na Internet, permite-se que, por meio do compartilhamento, o consumidor online, agindo como um curador de informação digital, divulgue seus achados na Rede, incluindo conteúdo publicitário, e, a menos que exponha claramente o contrário, os endosse. A base dessa dinâmica estaria em tornar a mensagem publicitária mais tolerável não só por ela ser interessante e proporcionar uma experiência diferenciada, mas também por chegar até o consumidor por meio da recomendação de “pessoas como eu”: alguém em quem ele confia por ser conhecido ou, ainda, alguém que ele vê como modelo e com características em comum, como algumas microcelebridades. Disso emergiriam duas estratégias de credibilização baseadas no consumidor online: o endosso espontâneo e as microcelebridades como embaixadoras de marcas. Palavras-
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10544
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Alanna Maltez.pdf2.77 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons