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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10544
Título: Recomendação online e publicidade: “Pessoas como eu” como instâncias de credibilização do discurso publicitário na Internet
Autor(es): SOUZA, Alanna da Cunha Maltez e
Palavras-chave: Publicidade;Credibilidade;Retórica;Endosso;Internet
Data do documento: 28-Fev-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: As atuais condições comunicacionais, baseadas, sobretudo, na expansão das redes telemáticas e popularização da Internet, fomentaram um novo cenário para a publicidade. Hoje, ela se depara com o excesso de informação, a escassez de atenção e um novo consumidor engajado na arena de consumo, especialmente online, cético com relação aos seus apelos. Diante disso, nota-se que a credibilidade do discurso publicitário decresce, enquanto as recomendações de outros consumidores online são cada vez mais valorizadas. De forma a diminuir a resistência às suas mensagens na Internet, a publicidade vem adotando estratégias que utilizam o consumidor como uma instância intermediária de credibilização. Ao incorporar recursos ligados aos atuais formatos híbridos ancorados na Internet, permite-se que, por meio do compartilhamento, o consumidor online, agindo como um curador de informação digital, divulgue seus achados na Rede, incluindo conteúdo publicitário, e, a menos que exponha claramente o contrário, os endosse. A base dessa dinâmica estaria em tornar a mensagem publicitária mais tolerável não só por ela ser interessante e proporcionar uma experiência diferenciada, mas também por chegar até o consumidor por meio da recomendação de “pessoas como eu”: alguém em quem ele confia por ser conhecido ou, ainda, alguém que ele vê como modelo e com características em comum, como algumas microcelebridades. Disso emergiriam duas estratégias de credibilização baseadas no consumidor online: o endosso espontâneo e as microcelebridades como embaixadoras de marcas. Palavras-
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10544
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

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