Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1050
Title: Estrutura da comunidade meiofaunística de substrato inconsolidade de dois recifes tropicais, com e sem proteção ambiental em Tamandaré (Pernambuco-Brasil)
Authors: Cavalcante Leite dos Santos, Érika
Keywords: Nematoda;Polychaeta;Pernambuco
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Cavalcante Leite dos Santos, Érika; Roberto Botelho de Souza, José. Estrutura da comunidade meiofaunística de substrato inconsolidade de dois recifes tropicais, com e sem proteção ambiental em Tamandaré (Pernambuco-Brasil). 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: O objetivo deste trabalho foi conhecer a estrutura de comunidade da meiofauna de substrato inconsolidado em ambiente recifal, suas interações com fatores ambientais e relacionála com a proteção ambiental e a influência do recife sobre a mesma. Foram feitas coletas nos meses de abril e setembro de 2008, dentro e fora de uma área de proteção ambiental. As duas áreas são compostas por areia grossa, com baixo teor de matéria orgânica. Foram encontrados 15 táxons da meiofauna, 56 gêneros de Nematoda e 18 gêneros de Polychaeta. A meiofauna apresentou diversidade foi maior na área protegida e na área mais afastada do recife, sendo estes resultados significativos. Os Nematoda não apresentaram diferença significativa de diversidade entre as áreas, tanto em relação a proteção quanto em relação ao afastatamento do recife. Os Polychaeta também não apresentou diferença significativa na diversidade entre as áreas comparadas, apesar da riqueza ser significativamente maior na área mais afastada do recife. As diferenças encontradas em relação aos parâmetros sedimentológicos e em relação aos parâmetros de estrutura biológica foram pequenas, indicando que algum fator foi subestimado teria influencia maior que os parâmetros aferidos. Ainda assim a influencia do recife sobre a comunidade foi claramente constatada, existindo ainda a necessidade de mais estudos, tanto em termos de variabilidade espacial, como em relação aos estudos de comunidade e os efeitos de cadeia sobre elas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1050
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Biologia Animal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3018_1.pdf1.85 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.