Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10450
Título: STREAM-ADD: Um processo de Documentação de Decisões de Projeto Arquitetural
Autor(es): Matos, Diego Dermeval Medeiros da Cunha
Palavras-chave: Engenharia de Requisitos; Arquitetura de Software; Decisões Arquiteturais; Documentação de Arquitetura de Software; Conhecimento Arquitetural
Data do documento: 28-Fev-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MATOS, Diego Dermeval Medeiros da Cunha. STREAM-ADD: um processo de documentação de decisões de projeto arquitetural. Recife, 2012. 165 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática,Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2012.
Resumo: A Engenharia de Requisitos e o Projeto Arquitetural são duas atividades do processo de desenvolvimento de software que são fortemente relacionadas e sobrepostas. Apesar de existirem várias abordagens de integração entre estas atividades, nenhuma delas está totalmente consolidada. Nesse sentido, prover métodos efetivos de integração entre requisitos e arquitetura ainda é um desafio em aberto da Engenharia de Software. Nesse contexto, o processo STREAM (Strategy for Transition between Requirements and Architectural Models) apresenta uma abordagem dirigida a modelos para gerar arquitetura de software inicial – descrita utilizando a linguagem de descrição arquitetural Acme – a partir de modelos de requisitos em i*. Por outro lado, estudos recentes da comunidade de arquitetura de software têm enfatizado que especificar arquitetura de software só em termos de visões arquiteturais não é suficiente. Há a necessidade de tratar também as decisões de projeto arquitetural e o rationale associado a elas como entidades de primeira classe na especificação da arquitetura. No entanto, apesar de o STREAM oferecer uma maneira sistemática de derivar modelos de arquitetura que traz alguns dos benefícios do uso do framework i* e de transformações de modelos, ele não dá suporte a documentação de decisões arquiteturais e do rationale. Além disso, ele só prevê o refinamento da arquitetura com um subconjunto de decisões arquiteturais de estrutura e não leva em conta decisões arquiteturais relacionados com tecnologia. Dessa forma, esta dissertação define uma extensão do processo STREAM, denominada STREAM-ADD (Strategy for Transition between Requirements and Architectural Models with Architectural Decisions Documentation). Esta abordagem tem o objetivo de sistematizar a documentação de decisões estruturais e de decisões de tecnologia no momento em que são tomadas e permite o refinamento da arquitetura de acordo com tais decisões. Diante disso, foi definido um template de documentação de decisões arquiteturais que relaciona o rationale da decisão aos elementos das linguagens fonte (i*) e alvo (Acme) do STREAM. Finalmente, para exemplificar a utilização da abordagem, o processo proposto neste trabalho foi usado para especificar a arquitetura do sistema de agendamento de cursos MyCourses.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10450
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_final.pdf3,55 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons