Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10440
Title: A representação da memória científica da Ciência da Informação brasileira: um estudo com as palavras-chave do ENANCIB
Authors: Ferreira, Marilucy da Silva
Keywords: Representação da Informação;Memória da Informação Científica;Temas da Ciência da Informação;ENANCIB
Issue Date: 31-Jan-2012
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: FERREIRA, Marilucy da Silva. A representação da memória científica da Ciência da Informação brasileira: um estudo com as palavras-chave do ENANCIB. Recife, 2012. 179 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CAC, Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação, 2012.
Abstract: Estudo sobre a produção científica da Ciência da Informação (CI) nacional através das Palavras-chave (PC) dos trabalhos do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), com o objetivo verificar se é possível visualizar a memória científica da CI a partir das PC. Tendo em vista que o ENANCIB é o evento que reúne pesquisadores cujos trabalhos ilustram o que a CI vem discutindo, julgamos importante refletir e estudar sobre alguns anos do evento. Para o estudo, apresentamos uma discussão teórica que incluiu os temas sobre informação e comunicação científica, representação, linguagem documentária e indexação, além de uma abordagem sobre mapas e visualização da informação. A metodologia consistiu em coleta, organização, tratamento, uniformização das palavras-chave, as quais foram utilizadas para a geração de gráficos e análise destes, sendo utilizados meios bibliométricos. Fizemos gráficos simples e também sociogramas e dendogramas. As PC extraídas das comunicações do ENANCIB, não seguem nenhum tipo de padrão, o que se tornou uma das dificuldades durante a organização dos dados. Assim, a uniformização das PC se fez necessária em virtude da grande quantidade dos dados, favorecendo uma melhor leitura e interpretação para o estudo proposto. Outra dificuldade encontrada foi em relação aos nomes dos Grupos de Trabalho (GT). Percebemos uma oscilação dos nomes dos GTs e mesmo mudanças completas deles. Vislumbramos algumas sinalizações a partir dos dados analisados: a CI demonstra-se a caminho de uma consolidação no que tange às suas temáticas. Ela também apresenta um perfil interdisciplinar e atualizado, pois interage com outras áreas e trata assuntos relativos às questões do universo virtual, bem como as tecnologias de informação e comunicação. A partir da análise verificamos debates de temas como mediação, inclusão social, inclusão digital e políticas públicas. A PC Ciência da Informação e Informação foram as mais recorrentes, o que pode ser um indicador de que a área , assim como seu objeto, a informação, continuam sendo um dos principais temas discutidos no evento. Por fim, a pesquisa sugere que sejam feitos estudos futuros que aprofundem mais detalhadamente as características de cada GT, bem como as faces e nuances do campo da CI.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10440
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marilucy-PPGCI Mestr..pdf3.19 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons