Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10425

Compartilhe esta página

Título: Da partitura musical: um olhar estético à preservação da memória
Autor(es): Cavalcanti, Hugo Carlos
Palavras-chave: Ciência da Informação; Abordagem interdisciplinar do conhecimento; Partituras; Informação; Estética; Crítica genética
Data do documento: 25-Fev-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CAVALCANTI, Hugo Carlos. Da partitura musical: um olhar estético à preservação da memória. Recife, 2013. 156 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, 2013.
Abstract: O tratamento sensível dado à informação musical oferece à partitura o estatuto de memória estética preservada. O estudo da memória estético-cognitiva é aqui explorado para ser reconhecido no campo da Ciência da Informação pelo alargamento documental das heranças de bens culturais artísticos. Objetivou-se estudar e compreender esse estatuto, a fim de ampliar a atuação dos profissionais da informação documentária. Problematizou-se a partitura como suporte documental de criação estética quando a informação contida traduz emoção, memória social e conhecimento simbólico. Metodologicamente, a pesquisa exploratória fundamentou-se em contribuições dos campos da Comunicação, da Estética e da Documentação, acrescidas pela Ciência da Informação. As produções estéticas da música mostraram-se à Ciência da Informação como um profícuo campo de estudos para a memória, o conhecimento e a identidade coletiva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10425
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Hugo Cavalcanti.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons