Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10385
Título: Relações comerciais entre Pernambuco e o resto do mundo (2003-2010) : evolução, caracterização e potencial
Autor(es): MACIEL, Tathyanna Figueiredo
Palavras-chave: Vantagem Comparativa; Vantagem Competitiva; Estrutura; Exportação; Pernambuco; Indicadores de Competitividade
Data do documento: 23-Mar-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MACIEL, Tathyanna Figueiredo. Relações comerciais entre Pernambuco e o resto do mundo (2003-2010): evolução, caracterização e potencial. Recife, 2012. 82 f. : Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2012.
Resumo: Esta dissertação objetivou analisar as relações comerciais entre Pernambuco e o resto do mundo, durante o período de 2003 a 2010; ressaltando a evolução, caracterização e potencial do comércio do estado; com base na Teoria da Vantagem Comparativa, na Teoria da Vantagem Competitiva, assim como seus indicadores de competitividade. Nessa perspectiva, verificou-se que Pernambuco possui vantagens comparativas e uma pauta de exportação concentrada em produtos primários, além de ter seu comércio caracterizado como interindustrial. Referente aos destinos das exportações mencionou-se a influência da China no mundo e os reflexos dessa relação na economia mundial, mais profundamente, entre Brasil e China, e consequentemente Pernambuco e China. Mesmo, Pernambuco importando, em sua maioria, produtos com alto valor agregado e exportando produtos, de baixo valor agregado. Contudo, identificou-se que Pernambuco é uma economia com grande potencial de crescimento e os investimentos do governo na construção dos novos polos como Farmacoquímico, estrutura logística com o Complexo de Suape e a abertura de grandes empresas no Estado contribuirão positivamente para acelerar o crescimento, gerando mais renda e qualidade de vida para a população.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10385
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO Tathuyanna Maciel -2012-pimes.pdf600,31 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons