Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10383
Título: Síntese, comprovação estrutural e estudo preliminar das atividades antifúngica e antibacteriana de derivados ariltioureido- cicloalquil[b]tiofenos e 2[(4-tiazolidinona)- amino]-cicloalquil[b]tiofenos
Autor(es): SILVA, Willams Leal
Palavras-chave: 2-aminotiofeno; 4-tiazolidinona; Hibridação molecular; Antibacteriano; Antifúngico
Data do documento: 29-Fev-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Willams Leal. Síntese, comprovação estrutural e estudo preliminar das atividades antifúngica e antibacteriana de derivados aril-tioureido-cicloalquil[ ] e 2 [(4-tiazolidinona)-amino]-cicloalquil [] tiofenos. Recife, 2012. 87f.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo a obtenção de novos derivados aril-tioureidocicloalquil[ b]tiofenos e 2[(4-tiazolidinona)-amino]-cicloalquil[b]tiofenos (LPSF/ZA), por estratégia de hibridação molecular afim de reunir características estruturais em uma única estrutura para alcançar um novo composto com propriedades farmacológicas mista, dual ou dupla. A síntese consiste na reação de Gewald para obtenção de 2-aminotiofeno, seguida de reações comarilisotiocinatos fornecendo os derivados aril-tioureido-cicloalquil[b]tiofenos que por ciclização com ácido monocloroácetico forneceu os derivados híbridos 4-tiazolidina- 2-amino-cicloalquil[b]tiofenos. Todos os compostos tiveram suas estruturas comprovadas por RMN1H, RMN 13C e IV. Os compostos foram testados frente aos seus potenciais antimicromianos em testes de sensibilidade antifúngica frente a 6 cepas fúngicas, Candida albicans (ATCC – 76485 e LM – V42), Candida tropicalis (ATCC – 13803 e LM – 14), e Cryptococcus neoformans (ICB – 59 e LM – 0310). Para os testes antifúngicos os resultados obtidos não apresentaram grande relevância biológicas ficando as CIM (concentração inibitória mínima) estabelecidas entre β56 e 1048 􀈝g/ mL, comparado miconazol a 50 μg/mL como controle antifúngico. Diante dos resultados obtidos os derivados foram classificados como inativos e a maioria das cepas bacterianas apresentaram resistência. Com os resultados obtidos foi possível verificar que a associação cicloalquitiofeno e 4-tiazolidinona não apresentaram resultados satisfatórios para atividade antimicrobiana, no entanto, a literatura indica a possibilidade de resultados promissores em testes antiinflamatórios e antitumorais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10383
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciências Farmacêuticas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL CATALOGADA pdf.pdf1,81 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons