Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10354
Título: Localização industrial e custos logísticos : uma abordagem da multimodalidade de transportes do Polo Gesseiro da Região do Araripe Pernambucano
Autor(es): Miranda Neto, Luís Lócio de
Palavras-chave: Gipsita; Chapada do Araripe; Modais de Transportes
Data do documento: 29-Mar-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MIRANDA NETO, Luís Sócio de. Localização industrial e custos logísticos: uma abordagem da multimodalidade de transportes do polo gesseiro da região do Araripe Pernambucano. Recife, 2012. 85 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2012.
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é analisar a competitividade do setor Gesseiro da Chapada do Araripe, região Nordeste do Brasil, através do cálculo dos custos de diferentes modais de transportes (rodoviário, ferroviário, fluvial e marítimo) entre dois municípios: Araripina, onde está baseada a principal atividade de mineração e fabricação do gesso em Pernambuco, e São Paulo, o potencial maior consumidor do produto, localizado no Estado homônimo. O mineral gipsita e seus produtos derivados se destinam para várias atividades econômicas como condicionador de solos, agricultura, construção civil, medicina, etc... Estes produtos apresentam características de baixo valor agregado, no qual os custos de transporte são expressivos na composição do preço final de venda. Trata-se de estudo de caso de natureza descritivo do tipo qualitativo-quantitativo com coleta de dados por meio de pesquisa documental e bibliográfica. A discussão dos dados, oriundos das fontes secundárias e da simulação matemática permitiu chegar ao resultado que viabiliza a utilização do modal ferroviário (em cenário de operação da Ferrovia Transnordestina) e a utilização do hidroviário (cenário de reativação da hidrovia do rio São Francisco) no médio prazo devido à inexistência de infra-estrutura atualmente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10354
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO FINAL MESTRADO.pdf1,55 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons