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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10283
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Título: | Condicionantes da qualidade do ensino fundamental das escolas públicas dos municípios da Região metropolitana do Recife - RMR |
Autor(es): | BARBOSA, Antônio Maria Pereira |
Palavras-chave: | Educação; Prova Brasil; Oaxaca-Blinder |
Data do documento: | 29-Fev-2012 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BARBOSA, Antônio Maria Pereira. Condicionantes da qualidade do ensino fundamental das escolas públicas dos municípios da Região Metropolitana do Recife - RMR. Recife, 2012 |
Abstract: | A importância da educação é inquestionável para o desenvolvimento de um país e de seus cidadãos; tendo-a como geradora de oportunidades mínimas, a própria inserção do indivíduo na sociedade depende do seu nível educacional. Quanto aos países, compete a tarefa de introduzir o maior número possível de sua população, dentro de um sistema de ensino público com qualidade suficiente a fim de torná-la impulsionadora do crescimento econômico. Atualmente o Brasil tem desenvolvido inovações em suas políticas educacionais, sobretudo com incentivos a introdução e continuidade dos alunos nas escolas; no entanto, qualitativamente os números não são tão favoráveis quando comparados em avaliações internacionais, inclusive, diante da própria América Latina, o panorama se torna ainda mais desfavorável quando no Brasil percebemos a desigualdade por regiões, na qual a Nordeste aponta os piores resultados. O intuito desse trabalho é desenvolver a partir dos dados extraídos da Prova Brasil 2007, um modelo que aponte os fatores significantes na construção de um melhor desempenho dos estudantes que compõem a RMR. Desta maneira é importante ressaltar que o método de decomposição de Oaxaca-Blinder foi fundamental para demonstrar por meio dos seus procedimentos os grupos de características responsáveis pelos diferentes resultados obtidos na comparação das capitais com melhor e pior desempenho na referida avaliação, os quais permitem identificar vários fatores que contribuem com a qualidade escolar nos municípios em estudo. De forma geral, os resultados encontrados apontam para a necessidade de que sejam criadas e integradas melhores políticas públicas no contexto educacional do país, na qual se percebe que os resultados em sua maioria não impressionam por serem vistos já como esperados, a partir de literaturas existentes, o que surpreende é a falta de atitude de todos os envolvidos na busca de transformação e mudança desse cenário. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10283 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Economia |
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