Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10275
Title: Estudo galênico de formas plásticas (gel e creme) do extrato bruto de Maca, Lepidium peruvianum CHACON sp. nov.Luis F Lens Sardón
Authors: SARDÓN, Luis F Lens
Keywords: Maca;Lepidium peruvianum;Formas plásticas;Antifúngica
Issue Date: 9-Mar-2012
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: LENS SARDÓN, Luis F. Estudo galenico de formas plásticas (gel e creme) do extrato bruto de 'Maca', Lepidium peruvianum CHACON sp. nov.. Recife, 2012. 73 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, 2012..
Abstract: As infecções do trato genital são a causa mais frequente de consulta ginecológica (50-70 % das queixas). Acredita-se que todas as mulheres sexualmente ativas já tiveram pelo menos um episódio de vaginose bacteriana e/ou vulvovaginite. O aumento da resistência das bactérias aos antibióticos convencionais tem estimulado intensos esforços para desenvolver novos agentes antimicrobianos eficazes contra essas bactérias e fungos. O objetivo deste estudo é realizar a produção de formas farmacêuticas plásticas de ação tópica dermatológica e vaginal a partir do extrato seco do hipocotiledon, de Lepidium peruvianum CHACON sp. Nov. = Lepidium meyenii WALP., popularmente conhecida como MACA; esta é uma planta herbácea, bienal ou anual; distribuída basicamente nos Andes Centrais do Peru, em altitudes que vão de 3.500 até 4.500 metros acima do nível do mar. Inicialmente foi feita a identificação botânica e a obtenção de extrato aquoso. Foi realizada a pesquisa de toxicidade da planta; através do teste de toxicidade aguda em camundongos com o extrato bruto, realizado por via intraperitoneal e via oral, a toxicidade foi testada até uma dose de 4.500 mg/kg; e posteriormente foi verificada a ação frente a fungos e bactérias patógenas, comprovando se a ação sobre fungos. Ensaios farmacotécnicos revelaram que o extrato se incorpora perfeitamente nas formulações escolhidas. A determinação das características físicoquímicas dos produtos acabados mostrou que a manipulação não altera qualitativa nem quantitativamente o extrato. Estudos preliminares indicam que as perspectivas de sua utilização nas Indústrias, Cosmética e de Medicamentos são ótimas, pois a utilização destas novas formulações leva a uma diminuição do uso de métodos convencionais, que não raro acarretam ações indesejáveis ao organismo humano.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10275
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciências Farmacêuticas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTUDO GALENICO DE FORMAS PLÁSTICAS (GEL E CREME) DO EX-TRAT.pdf908.24 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons