Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10238
Title: PREPARAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS DE QUITOSANA/QUANTUM DOTS FLUORESCENTES
Authors: ARNAUD, Thatiana
Keywords: quantum dots;nanopartículas de cloridrato de quitosana;gelificação iônica;marcação celular;neoplasias pulmonares;HET-CAM;método do MTT
Issue Date: Sep-2012
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: ARNAUD, Thatiana Montenegro Stamford. Preparação, caracterização e aplicação de Nanocompósitos de quitosana/quantum dots fluorescentes. Recife, 2012. 181f. : Tese (doutorado) Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Ciências Exatas e da Natureza. Ciência de Materiais, 2012..
Abstract: O desenvolvimento de novos materiais baseados no uso da quitosana, a serem empregados em aplicações tecnológicas e biomédicas, é um campo de pesquisa que tem despertado grande interesse. Partículas nanométricas de quitosana têm sido utilizadas com eficiência como carreadores de fármacos, e recentemente, estão sendo estudadas como funcionalizantes de marcadores tumorais. Alguns trabalhos relatam a incorporação de compostos fluorescentes, tais como o FITC (Isotiocianato de Fluoresceína) em nanopartículas de quitosana para a marcação de cultura de células neoplásicas. No entanto, os fluoróforos orgânicos apresentam elevada fotoinstabilidade, além de alto grau de toxicidade em relação a sistemas biológicos. Portanto, o presente trabalho propõe a síntese de quantum dots de semicondutores e sua funcionalização com nanopartículas de cloridrato de quitosana (NCQ) obtidas através do método de gelificação iônica com o tripolifosfato de pentasódio (TPP). Para saber qual a NCQ ideal para esta funcionalização foi feito um estudo preliminar variando o grau de desacetilação e despolimerização a fim de obter nanopartículas com propriedades específicas para a aplicabilidade sugerida no presente trabalho. As técnicas utilizadas para obter a caracterização estrutural, grau de desacetilação e despolimerização das quitosanas foram respectivamente: espectroscopia vibracional na região do infravermelho, análise elementar / ressonância magnética nuclear e medidas de viscosidade. A caracterização morfológica das nanopartículas de quitosana e a determinação do tamanho médio das partículas foram realizadas através da microscopia eletrônica de transmissão (MET) e por medidas de espalhamento dinâmico de luz (DLS), respectivamente. A estabilidade do nanocompósito foi verificada através de medidas de Potencial Zeta. Foram feitos testes de biocompatibilidade dos nanocompósitos através da membrana corialantóide do ovo e pelo método do MTT. A marcação deste nanocompósito inédito em células neoplásicas pulmonares (linhagem NCI-H292) foi observada pela microscopia de fluorescência. Os resultados obtidos comprovaram que o CdS passivado com Cd(OH) e funcionalizado com NCQ na proporção de 50:1 conseguiu marcar culturas de células de câncer de pulmão. Os testes realizados com as membranas corialantóide do ovo sugeriram que o CdS e o CdS/Cd(OH)2 são irritantes. No entanto, o método de MTT mostrou que o CdS/Cd(OH)2, as NCQ e o NC não apresentam atividade citotóxica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10238
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Ciências de Materiais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Thatiana Stamford-Arnaud.pdf4.14 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons