Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10237
Título: A reforma contábil em instituições federais de ensino de Pernambuco: um estudo multicaso da aderência ao manual de contabilidade aplicada ao setor público
Autor(es): ARAUJO, Danilo Mikel Diniz Cabral de
Palavras-chave: Regime de competência; administração pública; contabilidade; contabilidade governamental
Data do documento: 31-Jan-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ARAUJO, Danilo Mikel Diniz Cabral de. A reforma contábil em Instituições Federais de Ensino de Pernambuco: um estudo multicaso da aderência ao Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar o grau de aderência das Instituições Federais de Ensino (IFEs) do estado de Pernambuco ao Manual de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional. Trata-se de um estudo exploratório descritivo do tipo multicaso, com abordagem quantitativa e qualitativa. Foi desenvolvido com o universo que abrange as IFEs do estado de Pernambuco no período de janeiro a março de 2012. A coleta de dados foi realizada de forma presencial nos doze centros de ensino que compõem esse universo: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) constituído por 9 centros de ensino. O processo de coleta de dados consistiu na aplicação de um questionário fechado e na realização de entrevista semi-estruturada com contadores representantes das instituições. A análise de dados constituiu-se na abordagem quantitativa e qualitativa. Para análise dos dados quantitativos foi realizada a estatística descritiva através do programa estatístico SPSS 13.0®, com apresentação dos resultados em quadros, gráficos e tabelas. Quanto à análise dos dados qualitativos, foi utilizado o método de análise de conteúdo. Conclui-se que houve pouco avanço na medida em que os ativos são valorados pelo valor original de entrada; as receitas e despesas são reconhecidas pelo enfoque orçamentário; e as provisões, na sua maioria, não são reconhecidas e estimadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10237
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANILO MIKEL DINIZ CABRAL DE ARAUJO.pdf1,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons