Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10095
Title: O conhecimento científico em turismo no Brasil: indícios de institucionalização científica a partir dos cursos de pós-graduação (stricto sensu) - período de 2000 a 2006
Authors: MOMM, Christiane Fabíola
SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos
Keywords: Bibliometria;Cienciometria;Institucionalização científica;Turismo
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Citation: MOMM, C. F. ; SANTOS, R. N. M. . O CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM TURISMO NO BRASIL: indícios de institucionalização científica a partir dos cursos de pós-graduação (stricto sensu) - período de 2000 a 2006. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 10., 2009, JOÃO PESSOA. A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2009. p. 2152-2169.
Abstract: Investiga os indícios de institucionalização científica do campo de estudo do Turismo e áreas correlatas no Brasil, a partir das referências bibliográficas das dissertações produzidas em quatro programas de pós-graduação, no período de 2000 a 2006 por meio de métodos e técnicas bibliométricas e cienciométricas. Caracteriza-se como estudo exploratório, descritivo, qualitativo, apoiado nas ferramentas, técnicas e métodos bibliométricos e cienciométricos. O corpus foi constituído por 334 referências bibliográficas, sendo 151 referentes à Universidade do Vale do Itajaí/SC, 97 referentes à Universidade Anhembi-Morumbi/SP, 59 referentes à Universidade Caxias do Sul/RS e 27 referentes ao Centro Universitário Una/MG. As análises das representações gráficas pautadas nas bases teóricas geraram os seguintes resultados: a institucionalização social do campo aponta instabilidade na estrutura dos programas, sinalizando o total de docentes que orientaram as dissertações e o total das linhas de pesquisa existentes no período de 2000 a 2006. Sobre a institucionalização cognitiva do campo de estudo, sinaliza-se que há alto grau de dispersão quanto às classes temáticas e linhas de pesquisa do programa de mestrado em Turismo e Hotelaria da Univali/SC, utilizado como parâmetro por ser o programa de mestrado mais antigo no Brasil. Demonstra a correlação entre os termos genéricos e as linhas de pesquisa de todos os programas de mestrado, apontando as áreas do conhecimento que dialogam com o campo de estudo. Finaliza com as considerações que reforçam os indícios de institucionalização social, mas, pelo fato dos indícios de institucionalização cognitiva do campo de estudo se apresentarem ainda de forma extremamente incipientes, sinalizam para reflexões acerca do desenvolvimento científico do Turismo no Brasil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10095
Appears in Collections:Trabalhos apresentados em evento



This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.