Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10090
Título: O Campo de Estudo do Turismo no Brasil e os Indícios de sua Institucionalização Científica: Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu – 2000 a 2006
Autor(es): MOMM, Christiane Fabíola
SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos
Palavras-chave: Bibliometria; Cienciometria; Institucionalização Científica; Turismo
Data do documento: Set-2009
Editor: VI Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo
Citação: MOMM, C. F. ; SANTOS, R. N. M. . O Campo de Estudo do Turismo no Brasil e os Indícios de sua Institucionalização Científica: Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu - 2000 a 2006. 2009.
Resumo: Objetiva investigar a institucionalização científica do campo de estudo do Turismo no Brasil, a partir das referências bibliográficas das dissertações produzidas em quatro Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, no período de 2000 a 2006. Utiliza-se de técnicas e métodos bibliométricos e cienciométricos para as representações gráficas. O corpus é constituído de 334 referências bibliográficas, organizadas com base nas dissertações, sendo 151 referentes à Universidade do Vale do Itajaí/SC, 97 à Universidade Anhembi-Morumbi/SP, 59 à Universidade Caxias do Sul/RS e 27 ao Centro Universitário Una/MG. As análises das representações gráficas sinalizaram que a institucionalização social do campo aponta instabilidade no total de docentes no período de 2000 a 2006. Na institucionalização cognitiva do campo de estudo apresenta-se instabilidade nas linhas de pesquisa existentes e alto grau de dispersão quanto à aderência de docentes nas linhas de pesquisa nos programas. As considerações reforçam a necessidade de reflexões para que ocorra a institucionalização científica plena do campo de estudo do Turismo no Brasil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10090
Aparece na(s) coleção(ções):Trabalhos apresentados em evento



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.