Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1004
Título: Escultura de carne e sangue: uma experiência estético-religiosa do sacrifício no terreiro ilê asé azeri oyá- Jaboatão dos guarapes(pe)
Autor(es): Roberto Freire, Délio
Palavras-chave: Animais;Candomblé;Sacrifício;Experiência estético-religiosa
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Roberto Freire, Délio; Felipe Rios do Nascimento, Luis. Escultura de carne e sangue: uma experiência estético-religiosa do sacrifício no terreiro ilê asé azeri oyá- Jaboatão dos guarapes(pe). 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo mostrar que é possível ocorrer uma experiência estético-religiosa tendo como veículo condutor o sacrifício sangrento de animais dentro do Candomblé de Pernambuco. Por experiência estético-religiosa, entende-se que ela pode ocorrer dentro de diversas paragens, realizando-se através das emoções e das percepções humanas. A complexidade da temática ocorreu devido às diversas construções teóricas a respeito da comoção estética, fortemente arraigada na definição que o Belo recebeu ao longo dos anos. É de conhecimento comum que a imagem gerada após o fim do sacrifício sangrento, além de ser extremamente forte, vem carregada de preconceito por parte de algumas correntes religiosas e de sociedades protetoras dos direitos dos animais
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1004
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Antropologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo718_1.pdf4,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.