Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10010
Título: Desenvolvimento de uma interface gráfica de usuário para modelos computacionais de exposição externa
Autor(es): Leal Neto, Viriato
Palavras-chave: Dosimetri; , Raios-X diagnósticos; Fantomas de voxels; Monte Carlo; Graphics User Interface
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Leal Neto, Viriato; Stosic, Borko. Desenvolvimento de uma interface gráfica de usuário para modelos computacionais de exposição externa. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Para estimar a dose absorvida pelo paciente em uma série de exames de raios-X diagnóstico, é necessário realizar simulações utilizando um modelo computacional de exposição. Tais modelos são compostos, fundamentalmente, por um simulador antropomórfico (fantoma) e um código Monte Carlo. O acoplamento de um fantoma de voxels a um código Monte Carlo é um processo complexo e quase sempre resulta na solução de um problema particular. Isto significa que é inviável a utilização destas ferramentas computacionais na rotina de clínicas e hospitais que realizam exames de raios-X, porque as simulações com modelo computacional de exposição demandam tempo, conhecimento do código utilizado e diversos ajustes a serem implementados de uma simulação para outra. Neste contexto, foi desenvolvido em C++ a GUI (Graphics User Interface) VoxelDose que cria arquivos de dados com o resultado da simulação de diversos exames e utiliza estes arquivos de dados para fornecer as informações dosimétricas. O arquivo de dados foi construído usando os fantomas de voxels MAX (Male Adult voXel) e FAX (Female Adult voXel), e o código Monte Carlo EGS4 (Electron Gamma Shower, versão 4). O software permite ao usuário criar os arquivos de dados, inserir novos exames, visualizar a região do exame e a posição da fonte, obter coeficientes de conversão e calcular dose. Os resultados dosimétricos e as imagens podem ser salvos ou impressos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10010
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Tecnologias Energéticas e Nucleares

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9157_1.pdf2,58 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.