Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10003
Título: Cidadania do idoso: retórica ou realidade?
Autor(es): Sales, Clara Maria da Silva
Palavras-chave: Cidadania; Idoso; Conflitos Sociais
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria da Silva Sales, Clara; Aline Albuquerque Costa, Anita. Cidadania do idoso: retórica ou realidade?. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: O tema do presente estudo relaciona-se com a análise da Assistência Social assim como se encontra posta pela Lei Orgânica da Assistência Social LOAS, como direito social e mediação para cidadania. Nosso objeto de investigação foi o projeto conviver direcionado à população idosa carente, cujos princípios e diretrizes foram delineados em consonância com a política do idoso. O objetivo principal foi desvendar como e de que forma esse projeto viabiliza a inclusão e a cidadania do idoso. O processo investigativo foi desenvolvido como estudo de caso na instituição OPERAÇÃO FORTALEZA OPEFOR, responsável pela política do idoso em nível municipal, no segundo semestre de 2002. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada com os técnicos envolvidos no projeto e com os monitores responsáveis pelos grupos de idosos. Adotamos, ainda a observação direta nas unidades operacionais e oficina de grupo com os idosos cujos dados foram submetidos a uma análise de conteúdo. Os dados demonstram que foram introduzidas algumas medidas para atender as diretrizes propostas pela política do idoso (uma equipe multiprofissional, introdução de novas atividades, treinamento para os monitores dos grupos). No entanto, não conseguiram superar o assistencialismo e as relações de subalternidade presentes na prática desse projeto. Conseqüentemente, essa postura adotada inviabiliza a assistência como direito e a cidadania permanece no campo da retórica
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10003
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Serviço Social

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9322_1.pdf779,95 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.