Este estudo teve como objetivo analisar de que maneira diferentes concepções de
alfabetização influenciam as práticas docentes no enfrentamento da heterogeneidade de
conhecimentos presentes em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi
desenvolvida com base em uma abordagem qualitativa, envolvendo observações em sala de
aula, entrevistas semiestruturadas com duas professoras da ...
Este artigo analisa as práticas pedagógicas de leitura e escrita no último ano da
Educação Infantil, com ênfase na inserção das crianças na cultura letrada de forma significativa
e intencional. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza como procedimentos
metodológicos a observação participante e entrevistas semiestruturadas com duas professoras
do grupo V, que possibilitou um olh...
Este trabalho investiga como a combinação entre modelagem paramétrica e programação visual pode automatizar tarefas repetitivas na fase de modelagem de projetos. Embora as tecnologias BIM tenham avançado significativamente, ainda existem desafios relacionados à execução de tarefas manuais e repetitivas na modelagem - problema central identificado nesta pesquisa. Diante desse contexto e dos desa...
Esta pesquisa teve como objetivo compreender qual o papel do profissional de apoio escolar a partir dos documentos oficiais. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, de natureza documental, analisando a PNEEPEI (2008), o Plano Estadual de Educação - PE (2015), a Política de Ensino da Rede Municipal do Recife (2015) e o Edital de abertura n° 002/2024. Os resultados obtidos evidenciaram qu...
A presente pesquisa teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão
sistemática da literatura, as implicações da relação escola-família na construção social
do fracasso escolar, considerando as desigualdades socioeconômicas e educacionais
que impactam esse processo. O fracasso/insucesso escolar permanece sendo um
grande desafio no Brasil, mesmo diante dos esforços de diversas polít...