Skip navigation

Sobre o Repositório Institucional da UFPE

O Repositório Institucional (RI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem como missão reunir, armazenar, preservar, divulgar e garantir o acesso confiável e permanente à produção acadêmica e científica da Universidade, em um único local virtual.

O RI está inserido no movimento mundial de acesso aberto à produção científica. Este modelo de gestão para documentos eletrônicos proporciona maior visibilidade à produção intelectual da Universidade, disponibilizando para a sociedade o resultado de suas atividades de pesquisa, criação e inovação.

O Repositório está organizado em comunidades que correspondem aos Centros Acadêmicos da UFPE. Cada comunidade pode reunir sua produção em diferentes coleções que contemplam vários tipos de documentos, a exemplo de teses, dissertações, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), artigos de periódicos e livros.


Política de Informação do Repositório Digital da Universidade Federal de Pernambuco

Política de Informação - Boletim Oficial da UFPE.


Marcos Legais do RI - UFPE

Portaria de criação do grupo de trabalho do RI - Os marcos legais da UFPE, encontrados na página 3 do documento aqui exposto.


Marcos Legais

O acesso às obras intelectuais depositadas no Repositório Institucional da UFPE deverá observar as hipóteses legais de sigilo obrigatório vigentes, em especial as contidas nas seguintes leis:

I - Lei 9.279/1996 (regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial);

II - Lei 9.609/1998 (dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador);

III - Lei 10.973/2004 (dispõe sobre a inovação e a pesquisa científica e tecnológica);

IV - Lei 12.527/2011 (regula o acesso a informações).

Qualquer obra intelectual será considerada como acesso aberto, caso não esteja sujeita a qualquer determinação legal de sigilo ou restrições para disponibilização ao público geral.