Nosso objetivo foi compreender de que forma tem se desenvolvido a
prática pedagógica em escola de referência na Educação Infantil sobre a
religiosidade africana e afro-brasileira em uma escola de referência da rede
municipal de ensino no Grande Recife. Nos apoiamos em Kilomba (2019), Nogueira
(2020), Souza (2006), dentre outros. Realizamos uma pesquisa do tipo estudo de
caso, utilizando a ...
Este trabalho teve como objetivo geral: apreender os instrumentos de
proteção do direito à educação básica, formulados pelo Sistema de Avaliação de Pernambuco
(SAEPE); como objetivos específicos: identificar as diferentes fases do ciclo de política do
SAEPE; apreender as reivindicações, preocupações e questões dos seus interessados
(stakeholders); verificar quais os direitos dos stakeholder...
Objetivo: Analisar as evidências científicas do uso de auriculoterapia como estratégia de
cuidado em saúde mental. Métodos: revisão integrativa conduzida no período de novembro
2024 e atualizada em janeiro de 2025, nas bases de dados MEDLINE, Web of Science,
SienceDirect, LILACS, CINAHL, SciELO, BDENF, PYCINFO, EMBASE, SCOPUS, a busca
foi realizada de forma pareada, sem delimitação temporal...
Este estudo teve como objetivo analisar de que maneira diferentes concepções de
alfabetização influenciam as práticas docentes no enfrentamento da heterogeneidade de
conhecimentos presentes em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi
desenvolvida com base em uma abordagem qualitativa, envolvendo observações em sala de
aula, entrevistas semiestruturadas com duas professoras da ...
Este artigo analisa as práticas pedagógicas de leitura e escrita no último ano da
Educação Infantil, com ênfase na inserção das crianças na cultura letrada de forma significativa
e intencional. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza como procedimentos
metodológicos a observação participante e entrevistas semiestruturadas com duas professoras
do grupo V, que possibilitou um olh...