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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9807

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarcos de Medeiros Gomes de Matos, Aécio pt_BR
dc.contributor.authorMiriam Happ Botler, Alicept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:16:15Z-
dc.date.available2014-06-12T23:16:15Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationMiriam Happ Botler, Alice; Marcos de Medeiros Gomes de Matos, Aécio. A Escola como Organização Comunicativa.. 2004. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9807-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar a organização escolar na perspectiva do conflito entre o modelo de direção democrática que vem sendo difundido desde os anos 1980 no Brasil e a construção democrática endógena. A suposição é que a democracia como processo endógeno é aprendida coletivamente via diálogo crítico-argumentativo que permite (ou limita) a vivência de um projeto filosóficopedagógico emancipador. Nestes termos, a prática democrática experimentada na organização escolar relaciona o mundo sistêmico ao mundo da vida escolar, onde regras instituídas ora são respeitadas via racionalidade burocrática, numa postura dogmática hierarquizada, ora são evitadas em vista da criação de novas regras formais ou informais. Nesse processo se expressam diversas formas de participação dos segmentos escolares nos órgãos de gestão colegiada institucionais. A tese tem inspiração no trabalho de Habermas e toma como fundamentação teórico-metodológica a análise da organização escolar como autoprodução cultural e espaço de comunicação, apreendida via pesquisa qualitativa. O estudo de caso em uma escola da rede pública municipal em Recife, Pernambuco, nos auxilia a analisar estruturas, estratégias e dinâmicas de gestão escolar e de organização coletiva. Demonstra que, embora inserida no sistema educacional, é possível experimentar uma prática democrática concreta, como mediação das contradições entre a proposição normativa instituída e a organização emancipatória instituintept_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectOrganização escolarpt_BR
dc.subjectDiálogo críticoargumentativopt_BR
dc.titleA Escola como Organização Comunicativa.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Sociologia

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