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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9666

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWeber, Silke pt_BR
dc.contributor.authorMaria Rodrigues da Costa Pereira, Céliapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:15:41Z-
dc.date.available2014-06-12T23:15:41Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationMaria Rodrigues da Costa Pereira, Célia; Weber, Silke. Democratização da Política Educacional Brasileira e o FUNDEF: uma análise de suas práticas discursivas - do "dito feito" ao "feito não dito". 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9666-
dc.description.abstractEste estudo, fundamentado na Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe, considera uma política como estrutura discursiva que fixa significados no jogo entre forças sociais e políticas em ação. Nessa perspectiva, analisa o FUNDEF - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério - política de descentralização do financiamento, como mecanismo de democratização da política educacional. Opõe-se assim, à visão corrente que o restringe à lógica racionaltecnocrática e como expressão do neoliberalismo. Para tanto, recorre à abordagem metodológica da Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO) de Fairclough, explorando a interdiscursividade, a intertextualidade e o discurso como prática social em documentos e entrevistas. Tem como campo de investigação Minas Gerais e Paraíba e os municípios de Belo Horizonte, Contagem, João Pessoa e Conde, selecionados em função das diferenças observadas na implementação do FUNDEF, entre 1998-2002. A análise se centra nos processos de ressignificação operados por entidades, dirigentes e conselheiros. Aderências, resistências e antagonismos foram apreendidos a exemplo da transformação do aluno em dinheiro redefinindo o sentido de acesso à escola como direito social básico, o que daria substrato ao Fundo como política neoliberal. Por outro lado, a ampliação do sentido de escolaridade obrigatória, bem como mudanças nas formas de exercício de poder, introdução de práticas compartilhadas de gestão, reconhecimento da importância da participação da sociedade civil constituem indícios do caráter democratizante do FUNDEFpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFundefpt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectDescentralizaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDemocratização da Política Educacional Brasileira e o FUNDEF: uma análise de suas práticas discursivas - do "dito feito" ao "feito não dito"pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Sociologia

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