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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9612
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Marcos de Medeiros Gomes de Matos, Aécio | pt_BR |
dc.contributor.author | Luiz Barreto Ribeiro, Jorge | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T23:15:24Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T23:15:24Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Luiz Barreto Ribeiro, Jorge; Marcos de Medeiros Gomes de Matos, Aécio. O trabalho empreendedor - aprendizagem e inovação no APL de confecções de Santa Cruz do Capibaribe : entre a sociabilidade e o capital social. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9612 | - |
dc.description.abstract | Esta Tese propôs abordar as transformações da sociedade industrial, a partir das flexibilizações do trabalho e da produção. Trata-se de um estudo teórico-empírico, predominantemente qualitativo. O delineamento da pesquisa parte de um estudo de caso no APL de Santa Cruz do Capibaribe- Pernambuco; privilegiando as empresas de micro e pequeno porte. Na pesquisa utilizamos dados de fontes primárias e secundárias. As fontes primárias foram obtidas por meio de entrevistas semi-estruturadas e observação não participante. Entrevistamos as organizações empregadores e empregados e as lideranças das instituições. Como fontes secundárias, usamos textos bibliográficos tais como livros, periódicos, revista, jornais, documentos e internet. No quesito referencial teórico, privilegiamos algumas categorias analíticas: Trabalho, APL, Aprendizagem e Inovação Tecnológica, Sociabilidade, Capital Social, Gênero e Ação Comunicativa. A discussão desta Tese parte do suposto que a reestruturação da sociedade fordtaylorista tem na aprendizagem de novas tecnologias, uma das principais estratégias para o sustento da empresa. Todavia, entendemos também que tal intento não pode ficar restrito à questão tecnológica, mas igualmente, ao aprendizado de novas sociabilidades. Tendo em vista que em regiões periféricas, a exemplo do APL de Santa Cruz do Capibaribe, cuja especificidade consiste nos baixos níveis socioeconômico e de instrução profissional, a racionalidade produtiva em termos weberianos não seja suficiente para dar sustento e competitividade às organizações. Portanto, acreditamos que o elemento não-racional simbologias derivadas da afetividade é determinante por facilitar a comunicação dentro dos empreendimentos e, por conseguinte, o acesso e difusão do conhecimento para a gestão da inovação tecnológica. Como resultado da pesquisa, foi possível afirmar que a sociabilidade, o capital social e a ação comunicativa são mediações que fomentam aprender a inovar, mas, dentro de interfaces que contemplem a construção de novos saberes a partir das vivências consolidadas localmente. No caso deste Pólo, as flexibilizações da produção e trabalho tem nas esferas privadas e públicas não estatais, espaços comunicativos para o acesso e difusão do aprendizado, derivado do conhecimento tácito | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Produção | pt_BR |
dc.subject | Inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Sociabilidade | pt_BR |
dc.title | O trabalho empreendedor - aprendizagem e inovação no APL de confecções de Santa Cruz do Capibaribe : entre a sociabilidade e o capital social | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Sociologia |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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