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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFONTE, Eliane Maria Monteiro dapt_BR
dc.contributor.authorMOURA, Ana Carolina da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:14:58Z
dc.date.available2014-06-12T23:14:58Z
dc.date.issued2010-01-31pt_BR
dc.identifier.citationCarolina da Silva Moura, Ana; Maria Monteiro da Fonte, Eliane. Educação, pra que te quero? : o Programa Bolsa Escola da Prefeitura do Recife e as aspirações e expectativas educacionais das famílias beneficiárias. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9530
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo investigar quais eram as aspirações e expectativas educacionais de famílias beneficiárias de um Programa que associa transferência de renda e educação, qual seja, o Programa Bolsa Escola da Prefeitura do Recife. Investigamos as aspirações e expectativas por meio de entrevistas e questionários realizados com uma amostra de pessoas responsáveis pelas crianças/adolescentes perante o programa. Também perguntamos aos pais/responsáveis se ações do Programa tinham modificado de algum modo (fortalecido, enfraquecido) suas aspirações e expectativas educacionais. Com isso, intentou-se perceber não só as aspirações e expectativas, mas também se e como o Programa contribuía para um reforço destes dois elementos. De maneira geral, os resultados do estudo apontam que os pais almejam para a educação dos filhos o grau de escolaridade conhecido por eles, de modo que não haveria uma baixa aspiração educacional, mas um horizonte educacional desprovido de informações acerca da estrutura do sistema formal de ensino. Quanto às expectativas, embora nem sempre as mesmas se alinhem às aspirações, algumas políticas educacionais (merenda, universalização do ensino) reforçam as crenças dos pais de que seus filhos conseguirão alcançar o grau de ensino desejado. No que tange a colaboração do programa, se os dados não nos permitem afirmar conclusivamente que existe um fortalecimento de suas aspirações e expectativas, permitem-nos levantar que os pais percebem influências positivas, trazidas pelos cursos profissionalizantes, aulas-passeio e eventos culturais, com relação ao interesse na educação dos seus filhos. Assim, consideramos que este estudo traz achados importantes sobre o que essas famílias do Bolsa Escola desejam, acreditam, adotam como estratégia e percebem como entraves para a educação formal dos seus filhospt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBolsa Escola.pt_BR
dc.subjectPrograma de Transferência de Rendapt_BR
dc.subjectMedidas de proteção socialpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectExpectativas educacionaispt_BR
dc.subjectAspirações educacionaispt_BR
dc.titleEducação, pra que te quero? : o Programa Bolsa Escola da Prefeitura do Recife e as aspirações e expectativas educacionais das famílias beneficiáriaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Sociologia

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