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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9506
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Marcondes Ferreira Soares, Paulo | pt_BR |
dc.contributor.author | Manuella Silva de Santana, Paula | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T23:14:53Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T23:14:53Z | - |
dc.date.issued | 2010-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Manuella Silva de Santana, Paula; Marcondes Ferreira Soares, Paulo. Um ar de cinema em Ondjaki : interferências e interlocuções em prol de uma modernidade angolana. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9506 | - |
dc.description.abstract | Discutir questões de globalização, tradição e modernidade em universos periféricos nos lança num novo contexto, nos quais o imaginário solicita formas particulares de expressão. Em sociedades em vias de desenvolvimento, as relações sociais e culturais conhecem aspectos peculiares e sugerem à teoria social modos diversos de dizer ao mundo. Entre o tradicional e o moderno, entre o campo e a cidade, as fronteiras são tênues. Deste modo, o presente estudo busca problematizar, a partir da análise da obra literária do escritor angolano Ondjaki, as veredas percorridas pela narrativa do autor para responder aos impasses que a complexa realidade angolana vai sugerindo na contemporaneidade, isto é, as tensões do texto como problematização que se funda no conflito entre modernidade e tradição no cenário pós-colonial. Para tanto, procurar-se-á explorar o caráter da crítica da teoria pós-colonial à discussão sobre modernização no âmbito da teoria social, questões de descentramento dos sujeitos e hibridização, assim como a interferência da linguagem cinematográfica no texto literário. Desse modo, a singularidade da produção literária em prosa de Ondjaki deve ser confrontada com as propostas geradas noutros contextos sociais, neste caso, o brasileiro, e noutras linguagens artísticas, numa dinâmica voltada para o confronto e as negociações que possibilitam a construção de um sentido de modernidade em Angola | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prefeitura da Cidade do Recife | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Pós-Colonialismo | pt_BR |
dc.subject | Literatura Angolana | pt_BR |
dc.title | Um ar de cinema em Ondjaki : interferências e interlocuções em prol de uma modernidade angolana | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
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