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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMaria Junqueira, Lília pt_BR
dc.contributor.authorDe Lira Santana, Josépt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:14:29Z-
dc.date.available2014-06-12T23:14:29Z-
dc.date.issued2008-01-31pt_BR
dc.identifier.citationDe Lira Santana, José; Maria Junqueira, Lília. Imagens em espelho: uma discussão sobre consumo, juventude e socialização. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9381-
dc.description.abstractNa sociedade contemporânea, a juventude passa a ser uma categoria privilegiada e aparece como mais que uma designação para uma categoria de idade. O processo cultural de construção do comportamento social do jovem moderno gerou, numa direção, uma imagem de jovem possível de ser apropriada como signo publicitário. Assim, a imagem do jovem tornou-se portadora da mensagem publicitária da alegria de viver que irá ser associada às marcas de modo a provocar o desejo do consumidor. Essa reflexão deu origem ao nosso objetivo geral: desenvolver um processo de estudo e análise sobre a forma como a publicidade fornece informações simbólicas para a construção de identidades juvenis em Recife e como essas informações são veiculadas a códigos de consumo na sociedade contemporânea. Isso nos levou a formular a seguinte pergunta: quais os significados atribuídos pelos jovens às informações simbólicas apresentadas pela publicidade no que diz respeito à identidade juvenil? Essa questão/problema nos levou a adotar como base de fundamentação teóricometodológico a chave analítica: negociação de sentidos através da perspectiva dos Estudos Culturais e a idéia apresentada por Pierre Bourdieu de estilo de vida, como forma de construção das identidades na contemporaneidade. Diante do exposto nos propomos a discutir os padrões, estereótipos de juventude a partir da concepção de estilo de vida em Pierre Bourdieu e os usos desses padrões pelos jovens tendo como ponto de debate a negociação de sentidos a partir dos Estudos Culturais. Propõe-se aqui a tomar como objeto de análise a forma como a juventude é experienciada hoje, frente às mudanças ocorridas na contemporaneidade e respectivamente às novas configurações sócioantropológicas emergentes em que a identidade tornou-se aplanada e trivializada em termos de estilo, aparência e consumo onde cada um é definido pela sua imagem, bens e estilo de vidapt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudos Culturaispt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectCultura de consumopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.titleImagens em espelho: uma discussão sobre consumo, juventude e socializaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

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