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Título : Pluralismo e novas identidades no cristianismo brasileiro
Autor : OLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de
Palabras clave : Teoria do discurso; Cristianismo; Movimentos religiosos; Sociologia da religião
Fecha de publicación : 31-ene-2009
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Gilson Sousa De Oliveira, Gustavo; Albuquerque Burity, Joanildo. Pluralismo e novas identidades no cristianismo brasileiro. 2009. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumen : O campo religioso brasileiro vivenciou um amplo processo de pluralização nas últimas décadas. A diversificação das identidades, discursos e movimentos cristãos no país desempenhou um papel primordial nessa pluralização. O trabalho apresentado desenvolve uma análise dos principais discursos cristãos surgidos no Brasil, na segunda metade do século XX. Busca explicitar seus processos de formação, os deslocamentos sofridos ao longo de sua trajetória, quais as práticas e lógicas sociais que compõem esses discursos, quais as narrativas e fantasias que os sustentam ou desafiam, e quais as relações e implicações estabelecidas ou delineadas entre esses discursos e movimentos e as dimensões cultural, política e econômica na sociedade brasileira atual. O estudo realizado observou que o processo de modernização do país promoveu um amplo deslocamento do imaginário religioso católico nacional, até então hegemônico, e desencadeou um movimento de desconstrução da polarização antagônica entre catolicismo e protestantismo que sustentava esse imaginário. A partir desse deslocamento inicial foram formados três diferentes classes de novos movimentos cristãos: os movimentos que buscaram articular o cristianismo à modernidade (ecumenismo, cristianismo da libertação e evangelicalismo); os movimentos que surgiram a partir das margens do processo de modernização e deslocaram para o centro (pentecostalismo, renovação carismática e neopentecostalismo); e os movimentos que se articularam como uma reação à modernização (neo/conservadores católicos e protestantes). O estudo observou também que a crise das metanarrativas, das utopias e das esquerdas na modernidade contribuíram significativamente para gerar uma crise dos movimentos cristãos progressistas o que, em conjunto com o desenvolvimento do mercado midiático, favoreceram a formação de um novo imaginário hegemônico no campo religioso. Esse imaginário, regido principalmente pelas lógicas religiosas do neopentecostalismo, apresenta características inegavelmente pluralistas, mas, concebe e organiza esse pluralismo a partir das regras do mercado midiático e do espetáculo, constituindo uma espécie de pluralismo religioso de mercado . Esse modelo hegemônico de pluralismo é contestado, em diferentes sentidos, por diversos discursos e movimentos no campo cristão, entretanto, nenhum deles demonstra ainda a capacidade de desafiar seriamente o novo imaginário dominante
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9347
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Sociologia

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