Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/928

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALVIN, Maria Rosilene Barbosapt_BR
dc.contributor.authorALVES, Adjairpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:06:30Z
dc.date.available2014-06-12T15:06:30Z
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationAlves, Adjair; Rosilene Barbosa Alvin, Maria. Cartografias culturais na periferia de Caruaru : Hip hop, construindo campos de luta pela cidadania. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/928
dc.description.abstractOs jovens residentes em favelas têm sido objeto de estigmas, rótulos que em muito tem contribuído para eliminar suas oportunidades de inserção social. Privados muitas vezes do exercício de sua cidadania, por um lado, por terem, as condições de construção de sua vida econômico-social reduzidas, e isto porque dificilmente haverá chances para eles no mercado de trabalho. Por outro, por estarem ligados a estes espaços sociais marcados por estigmas, o que os tornam o tempo todo vítimas de situações de violência; um universo monstruoso , uma prisão . Em nossa investigação buscamos compreender como os jovens do Morro Bom Jesus e bairro Centenário, em Caruaru, lidam com estes estigmas construindo resistências, e mais, como eles são capazes de criarem alternativa à criminalidade, a partir das atividades culturais e artísticas do movimento hip hop, que se apresenta, a eles, como espaço de profissionalização. Campo de construção de cidadaniaBuscamos investigar como as formas preconceituosas com que são tratados, são apropriadas com criatividade, ressignificadas positivamente. Para aqueles jovens, os estigmas estão relacionados às formas como eles lidam com o cotidiano da favela, como eles entendem as razões que levam seus pares ao mundo da criminalidade. Apossando-se dos estigmas com que são tratados, ressignificando-os, constroem um processo de alianças com objetivo claro de identificarem alternativas à vida na favela, desviando assim seus pares da vida bandida . Assim, concluo por afirmar que os discursos destes jovens no contexto social da favela estruturam representações de sua vida social, contribuindo para o desenvolvimento de cartografias culturais positivas na favela e possibilitando a construção de formas eficazes de exercício da cidadania naquele espaço social urbanopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectjovenspt_BR
dc.subjectcidadaniapt_BR
dc.subjectmovimento hip hoppt_BR
dc.titleCartografias culturais na periferia de Caruaru : Hip hop, construindo campos de luta pela cidadaniapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Antropologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo4498_1.pdf798,35 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons