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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRoazzi, Antonio pt_BR
dc.contributor.authorPimentel Mello Cabral Nobre, Alenapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:03:29Z-
dc.date.available2014-06-12T23:03:29Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationPimentel Mello Cabral Nobre, Alena; Roazzi, Antonio. Realismo nominal e consciência metalingüística no processo de alfabetização de adultos e crianças. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8952-
dc.description.abstractEmbora alguns estudos já tenham investigado a interferência do realismo nominal nas habilidades de leitura, são realizadas poucas pesquisas em busca de compreender outras possíveis correlações. Além disso, estas pesquisas são, em geral, realizadas com amostras de crianças. Visando analisar outras possibilidades, este estudo tem como objetivo medir a relação da consciência lingüística e realismo nominal entre as atividades de leitura, escrita e matemática. Foram examinados no total, 54 sujeitos da rede estadual da cidade de recife. Destes, 39 eram crianças da primeira, segunda e quarta série, e 15 eram adultos da primeira etapa do primeiro ciclo da educação de jovens e adultos. A amostra foi submetida à atividades de leitura e escrita de palavras e pseudopalavras, subteste de vocabulário WISC, tarefa de realismo nominal e uma tarefa de matemática. Os resultados foram analisados através de correlações, testes de homogeneidade, e regressões logísticas. Os dados evidenciaram que o realismo nominal apresenta correlação com as variáveis de leitura (r = 0,593 e p < 0.01) e escrita (r = 0,702 e p < 0.01) e matemática (r = 0,670 e p < 0.01). Confirmam-se, então, os resultados de estudos anteriores que afirmam que a compreensão da arbitrariedade entre significados e significantes, está associada a um melhor desempenho de leitura e a evolução das hipóteses de escrita. Um importante aspecto a ser ressaltado é que os dados trazem como descoberta a relação entre a matemática e o realismo nominal . No que se refere aos resultados das regressões, foi evidenciado que a consciência metalingüística prediz as variáveis relacionadas ao desempenho nos subtestes do WISC, matemática e ditado de não palavras. Conclui-se, portanto, a importante contribuição de habilidades lingüísticas como também de habilidades lógico-matemáticas na superação do realismo nominalpt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConsciência metalingüísticapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectRealismo nominalpt_BR
dc.titleRealismo nominal e consciência metalingüística no processo de alfabetização de adultos e criançaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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