Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8882

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFALCÃO, Jorge Tarcisio da Rochapt_BR
dc.contributor.authorABREU, Arthur Galamba Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:03:02Z
dc.date.available2014-06-12T23:03:02Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationGalamba Fernandes Abreu, Arthur; Tarcisio da Rocha Falcão, Jorge. Análise psicológica do campo conceitual de campo de forças no ensino médio. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8882
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou explorar a organização conceitual acerca do campo conceitual de campo de forças em alunos de física do ensino médio, em escola da rede privada da cidade de Recife. Com tal objetivo geral foi proposto um rol de atividades destinadas à exploração dos diversos campos conceituais que estes alunos levam consigo para sala de aula antes de terem qualquer instrução formal sobre campo de forças, em especial campo elétrico, buscando-se estabelecer ligações entre tais organizações conceituais com resultados satisfatórios e dificuldades de aprendizagem, apresentadas por estes alunos ao final de um curso formal de campo de forças através de uma avaliação. Os dados obtidos indicam que existe uma relação identificável entre conceitos físicos estudados por alunos no primeiro ano do ensino médio que contribuem para o aprendizado do conceito de campo de forças, em especial, campo elétrico. Tais resultados fornecem subsídios para a continuidade da pesquisa em ensino de física voltada para a proposição de ambientes didáticos voltados para o ensino de campo de forças em geral, e especialmente, campo elétricopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectCampo de forçaspt_BR
dc.subjectCampo conceitualpt_BR
dc.titleAnálise psicológica do campo conceitual de campo de forças no ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8910_1.pdf4,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons