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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8549

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoraes Valença, Marcelo pt_BR
dc.contributor.authorCláudia de Carvalho Vieira, Anapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:00:58Z-
dc.date.available2014-06-12T23:00:58Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationCláudia de Carvalho Vieira, Ana; Moraes Valença, Marcelo. Distúrbio da linguagem em pacientes com lesão vascular cerebral no hemisfério esquerdo: diferenças entre indivíduos letrados e não alfabetizados. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8549-
dc.description.abstractO estudo das afasias decorrentes de acidente vascular encefálico (AVE), pela sua natureza não evolutiva, permite a investigação do substrato da linguagem no cérebro. Deste modo acredita-se que a caracterização dos distúrbios da linguagem a premissa de que o aprendizado da leitura e escrita influencia a arquitetura cerebral da linguagem e que o desempenho de indivíduos não alfabetizados em tarefas cognitivas apresentam diferenças com relação às respostas dos indivíduos letrados. O objetivo deste estudo foi então, verificar os desempenhos nas tarefas de linguagem dos indivíduos letrados e não alfabetizados saudáveis e afásicos. A pesquisa foi realizada no Hospital da Restauração Recife PE, com um grupo de sujeitos que sofreram lesão cérebro-vascular em hemisfério esquerdo confirmadas por exame clínico, realizado por um neurologista do hospital, e por exames de imagem tomográfica. Este grupo foi formado por 51 sujeitos afásicos destromanos, 35 letrados (49,3± 13,9 anos) e 16 não alfabetizados (61,8 ±8,2 anos), Além destes, também houve um grupo controle formado por acompanhantes dos pacientes e outros voluntários, constando de 57 indivíduos saudáveis destromanos; 30 letrados,(43,4 ± 17,8 anos) e 27 não alfabetizados, (51,8 ± 12,3 anos) apresentando, entre os quatros grupos, um p =1,000 referente a idade. Todos foram avaliados pelo protocolo de Montreal-Toulose versão Alpha para avaliação da linguagem. Com o grupo controle foi realizado o exame complementar da prancha do roubo dos biscoitos do teste de Boston. Para a análise estatística dos dados foram utilizados os testes T de Student , o Mann Whitney e o Fisher. Foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre os afásicos letrados e não alfabetizados e os respectivos grupos controles, confirmando os quadros de distúrbio da linguagem. Na análise dos resultados das provas de linguagem entre os afásicos letrados e não alfabetizados houve uma tendência para um melhor desempenho dos não alfabetizados nas tarefas de nomeação. No grupo controle foi observado diferentes desempenhos entre letrados e não alfabetizados. Na prova do roubo dos biscoitos os resultados apresentaram diferenças estatísticas significantes (p< 0,0001) entre os grupos. A pesquisa sugere que há diferenças no comportamento da linguagem entre indivíduos não alfabetizados e letrados saudáveis e com distúrbio da linguagem por lesão cerebral em hemisfério esquerdopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcidente vascular encefálicopt_BR
dc.subjectDistúrbio da linguagempt_BR
dc.subjectafasiapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleDistúrbio da linguagem em pacientes com lesão vascular cerebral no hemisfério esquerdo: diferenças entre indivíduos letrados e não alfabetizadospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

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