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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8492

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUGEY, Everton Botelhopt_BR
dc.contributor.authorTELES, Aldemir José Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:00:23Z
dc.date.available2014-06-12T23:00:23Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationJosé Ferreira Teles, Aldemir; Botelho Sougey, Everton. Conhecimento tático declarativo e procedimental em crianças e adolescentes praticantes de futebol. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8492
dc.description.abstractO presente estudo visa investigar qual das variáveis, idade ou tempo de prática deliberada do futebol exerce maior influência sobre a aquisição de habilidades cognitivas, avaliadas através dos testes de conhecimento tático declarativo e conhecimento tático procedimental. A amostra foi composta de cinqüenta e oito crianças e adolescentes, com idade variando de 8 a 13 anos, participantes de projetos em que o futebol é ensinado. O estudo foi conduzido através do desenvolvimento de seis tarefas. Inicialmente foi utilizado um questionário para identificar o tempo de participação no projeto e a quantidade de prática do futebol fora do projeto. Em seguida foi aplicada a tarefa para avaliar o conhecimento tático declarativo, por meio da apresentação de imagens, onde o avaliado respondeu sobre qual a melhor solução para a situação apresentada. Quatro tarefas foram utilizadas para avaliar o conhecimento tático procedimental: o teste KORA Oferecer-se e Orientar-se, que avalia a habilidade do jovem de encontrar espaço para receber a bola, e o teste KORA Reconhecer Espaço, que avalia a habilidade de reconhecer o melhor momento para a realização do passe. Realizada a coleta de dados e a análise estatística, foi verificado que a idade dos participantes foi a variável que mais influenciou no desempenho das habilidades. As tarefas do conhecimento tático declarativo e o KORA Reconhecer Espaço, convergente, estavamcorrelacionados com a idade. E as médias, nesses testes, foram estatisticamente diferentes quando comparadas às dos subgrupos etários. Não foi observada influência do tempo de prática deliberada nas habilidades estudadaspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConhecimento procedimentalpt_BR
dc.subjectConhecimento declarativopt_BR
dc.subjectHabilidade cognitivapt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.titleConhecimento tático declarativo e procedimental em crianças e adolescentes praticantes de futebolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

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