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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8467
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Tarcisio da Rocha Falcão, Jorge | pt_BR |
dc.contributor.author | Izabel Dantas Antonino Carvalho, Maria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T23:00:13Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T23:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Izabel Dantas Antonino Carvalho, Maria; Tarcisio da Rocha Falcão, Jorge. Os processos transferenciais na relação aluno-professor na sala-de-aula de Matemática. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8467 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo investigar as relações de identificação e transferência no contexto da relação aluno-professor na sala-de-aula de Matemática. Nesse sentido, foram nossos objetivos específicos descrever e analisar aspectos que poderiam estar implicados na relação de identificação do professor com a disciplina por ele lecionada, assim como a observações de possíveis processos transferenciais que emergem na interação entre aluno e professor no contexto de sala de aula. Para atender a essa proposta foram investigados dois professores de matemática da 5ª. série do Ensino Fundamental agrupados a partir de disponibilidade voluntária, com seus respectivos alunos desta mesma série com faixa etária aproximada de 11 anos. A escolha desta série e desta faixa etária justificou-se em função do surgimento nesta faixa etária e escolar dos primeiros contatos com professores específicos de uma única disciplina, e ao mesmo tempo a entrada na adolescência, onde recrudescem os conflitos de identificação. Professores e alunos foram oriundos de escolas da rede privada de ensino da região metropolitana do Recife. O ciclo metodológico desta pesquisa abarcou entrevistas semidirigidas com os professores, aplicação de questionário e teste de desempenho matemático aos alunos participantes. A análise de dados constou de análise categorialdescritiva onde foram categorizados os dados oriundos do questionário aplicado aos alunos e receberam um tratamento em ambiente informatizado; etapa de análise clínico-interpretativa, onde foram analisados os dados das entrevistas com os professores; e finalmente, etapa de análise integrativa, onde os dados das etapas anteriores foram analisados em conjunto. Tal análise nos permitiu concluir acerca da importância de relações de identificação com a disciplina através de uma relação transferencial envolvendo figuras parentais professor disciplina. Professores e alunos enfatizaram os aspectos afetivo-relacionais como características necessárias ao bom professor de Matemática, caracterizando-os como um cuidador . A atenção e a prática de exercícios apareceram como características fundamentais ao bom aluno em Matemática. Ao expressar seus sentimentos em relação à disciplina Matemática os alunos em sua maioria mencionaram aspectos positivos, através de palavras que caracterizavam a Matemática em termos de sua representação e valoração sociais. Tais resultados reforçam a idéia teórica de base segundo a qual os processos psicológicos de identificação e transferência têm importância decisiva na compreensão do funcionamento da disciplina de Matemática | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transferência | pt_BR |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática. | pt_BR |
dc.title | Os processos transferenciais na relação aluno-professor na sala-de-aula de Matemática | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
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