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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8420

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRogério de Lemos Meira, Luciano pt_BR
dc.contributor.authorMendes de Andrade e Peres, Fláviapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T22:59:58Z-
dc.date.available2014-06-12T22:59:58Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationMendes de Andrade e Peres, Flávia; Rogério de Lemos Meira, Luciano. Diálogo e autoria: do desenvolvimento ao uso de sistemas de informação. 2007. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8420-
dc.description.abstractNeste trabalho, propomos uma nova metáfora para estudos sobre IHC (Interação Humano- Computador) acerca dos processos de desenvolvimento de software: o dialogismo. Resgatamos do círculo de Bakhtin a noção de autoria como acontecimento discursivo. Seu funcionamento complexo é fundado em práticas sócio-culturais e históricas, além de ser parcialmente reconstruído nas ações responsivas de sujeitos que produzem sentidos. Há, assim, uma mútua dependência entre autoria e gêneros do discurso. Alguns gêneros discursivos emergem e se transformam nas situações particulares de comunicação e circunstâncias típicas aos contextos informatizados. A proposta geral desta tese foi investigar a enorme rede social que conecta desenvolvedores e usuários em pólos extremos de um continuum, embora intimamente relacionados e complementares. A partir de métodos e recursos da Análise Interacional e da videografia, registramos e analisamos dois momentos do processo de desenvolvimento de software: as atividades de programadores, cientistas da computação, designers e outros profissionais na fabricação de softwares e as atividades de uso de softwares fabricados no primeiro momento. Trata-se de uma investigação de cunho essencialmente qualitativo e interpretativo, para a qual desempenharam papel importante as concepções de cognição situada e distribuída, de linguagem como interação, de gênero como tipo histórico relativamente estável e de enunciado como atividade social que é, neste caso, gerida por desenvolvedores e usuários. Defendemos algumas implicações básicas advindas do dialogismo para as fábricas de software . Por exemplo, apontamos para a necessidade de engajamento mútuo entre as práticas de desenvolvedores e usuários finais. Especificamos um caminho para este engajamento focalizado concretamente na noção de alteridade. Finalmente, evidenciamos características particulares da configuração dialógica inerente ao processo, o que nos permitiu pensar como computadores podem tornar-se mais efetivamente responsivos às ações humanaspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInteração humano-computadorpt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.titleDiálogo e autoria: do desenvolvimento ao uso de sistemas de informaçãopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

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