Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8302

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTarcisio da Rocha Falcão, Jorge pt_BR
dc.contributor.authorMaria Lins Lessa, Mônicapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T22:58:59Z-
dc.date.available2014-06-12T22:58:59Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationMaria Lins Lessa, Mônica; Tarcisio da Rocha Falcão, Jorge. Aprender álgebra em sala de aula: contribuição de uma seqüência didática. 2005. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8302-
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou analisar em que medida uma seqüência didática inicialmente negociada entre a pesquisadora e uma professora de matemática com regência dessa disciplina numa sexta série do ensino fundamental possibilitou a aprendizagem de alguns aspectos centrais do campo conceitual da álgebra. Buscouse mais especificamente verificar os procedimentos de manutenção e mudança de contrato didático no funcionamento da aula de matemática dessa professoraparticipante, bem como os eventuais impactos da participação dos alunos na seqüência de atividades proposta. Tal seqüência foi oferecida a grupo de 14 alunos de ambos os sexos, faixa etária de 12/13 anos, de uma sala de aula da 6ª série do ensino fundamental II de uma escola da rede particular de ensino do Recife. A análise dos protocolos das produções dos alunos em sala-de-aula dividiu-se em dois momentos: um primeiro momento de síntese de informações, realizada através de análises frequenciais simples e multidimensionais referentes aos dados produzidos pelos sujeitos no que diz respeito a equações algébricas com estruturas de complexidade variada, problemas oriundos de livros didáticos de 6ª série e problemas propostos no presente contexto de pesquisa; um segundo momento de análises clínicas com sujeitos detectados como típicos de determinado tipo de perfil de desempenho. Os resultados obtidos indicam que a seqüência atendeu às expectativas de proporcionar contexto de mediação eficaz para a aprendizagem de princípios da álgebra elementar, o que abarca procedimentos de modelização das situações-problema e utilização do princípio da equivalência no tratamento das mesmas. Observou-se ainda ter havido mudanças contratuais no funcionamento da sala-de-aula, notadamente na direção de uma maior participação discursiva dos alunospt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFenômenos didáticospt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectConceptualizaçãopt_BR
dc.titleAprender álgebra em sala de aula: contribuição de uma seqüência didáticapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo889_1.pdf4,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons