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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8302
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Tarcisio da Rocha Falcão, Jorge | pt_BR |
dc.contributor.author | Maria Lins Lessa, Mônica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T22:58:59Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T22:58:59Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Maria Lins Lessa, Mônica; Tarcisio da Rocha Falcão, Jorge. Aprender álgebra em sala de aula: contribuição de uma seqüência didática. 2005. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8302 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa buscou analisar em que medida uma seqüência didática inicialmente negociada entre a pesquisadora e uma professora de matemática com regência dessa disciplina numa sexta série do ensino fundamental possibilitou a aprendizagem de alguns aspectos centrais do campo conceitual da álgebra. Buscouse mais especificamente verificar os procedimentos de manutenção e mudança de contrato didático no funcionamento da aula de matemática dessa professoraparticipante, bem como os eventuais impactos da participação dos alunos na seqüência de atividades proposta. Tal seqüência foi oferecida a grupo de 14 alunos de ambos os sexos, faixa etária de 12/13 anos, de uma sala de aula da 6ª série do ensino fundamental II de uma escola da rede particular de ensino do Recife. A análise dos protocolos das produções dos alunos em sala-de-aula dividiu-se em dois momentos: um primeiro momento de síntese de informações, realizada através de análises frequenciais simples e multidimensionais referentes aos dados produzidos pelos sujeitos no que diz respeito a equações algébricas com estruturas de complexidade variada, problemas oriundos de livros didáticos de 6ª série e problemas propostos no presente contexto de pesquisa; um segundo momento de análises clínicas com sujeitos detectados como típicos de determinado tipo de perfil de desempenho. Os resultados obtidos indicam que a seqüência atendeu às expectativas de proporcionar contexto de mediação eficaz para a aprendizagem de princípios da álgebra elementar, o que abarca procedimentos de modelização das situações-problema e utilização do princípio da equivalência no tratamento das mesmas. Observou-se ainda ter havido mudanças contratuais no funcionamento da sala-de-aula, notadamente na direção de uma maior participação discursiva dos alunos | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Fenômenos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Conceptualização | pt_BR |
dc.title | Aprender álgebra em sala de aula: contribuição de uma seqüência didática | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva |
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