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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8077

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorda Graça Bompastor Borges Dias, Maria pt_BR
dc.contributor.authorLira Rocha, Ingridpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T22:56:57Z-
dc.date.available2014-06-12T22:56:57Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationLira Rocha, Ingrid; da Graça Bompastor Borges Dias, Maria. Dilemas morais e deficiência mental : desafiando as diferenças. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8077-
dc.description.abstractO presente estudo surge a partir do apoio a pesquisas que trabalham para favorecer a inclusão de alunos com necessidades especiais no sistema de ensino regular. Ciente de que um dos maiores ganhos que esses alunos têm ao estudarem junto com alunos ditos normais está na chance de serem tratados como iguais em direitos e deveres sociais, o objetivo desse estudo foi observar se freqüentar as salas de aulas regulares traz diferenças para o desenvolvimento moral. O trabalho aqui apresentado conta com uma triangulação entre as análises quantitativa e qualitativa dos resultados obtidos na comparação do raciocínio moral de seis alunos com deficiência mental matriculados em sala regular e seis alunos com deficiência mental matriculados em salas especiais. A observação do raciocínio moral desses alunos foi realizada através da apresentação de três dilemas de cunho moral abordando diferentes situações onde o aluno deveria escolher entre manter uma promessa realizada ou dizer a verdade e em seguida justificar sua escolha. A diferença no raciocínio moral foi confirmada, os alunos das salas das salas de aula regular têm maior capacidade de elaborar justificativas para suas escolhas morais. No entanto os resultados trouxeram duas outras questões com relação ao sistema de ensino paralelo (regular/especial): (1) esse sistema de ensino está relacionado com diferenças no desenvolvimento metacognitivo? (2) a segregação em turmas especiais é potencializadora de uma escala de valores morais diferenciada?pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeficiência mentalpt_BR
dc.subjectRaciocínio moralpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectSalas especiais.pt_BR
dc.titleDilemas morais e deficiência mental : desafiando as diferençaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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