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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/756

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorParry Scott, Russell pt_BR
dc.contributor.authorFranca Barreto, Alexandrept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:05:15Z-
dc.date.available2014-06-12T15:05:15Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationFranca Barreto, Alexandre; Parry Scott, Russell. Gênero, corpo, emoção e medidas sócio-educativas: uma aproximação da violência urbana.. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/756-
dc.description.abstractEsta dissertação faz uma análise da violência urbana, a partir dos referenciais analíticos de gênero, corpo e emoção junto a homens jovens egressos do sistema sócio-educativo da cidade de Olinda, Pernambuco. O estudo prioriza as práticas corporais e as expressões emotivas para tecer uma compreensão sobre as trajetórias de vida dos homens jovens, seus referenciais identitários e suas experiências no sistema sócio-educativo. Estudos feministas de gênero e masculinidades, violência urbana e emoção, bem como alguns textos antropológicos clássicos de Mauss nortearam as análises da pesquisa. Ao se aproximar de jovens estigmatizados socialmente e produzir uma leitura sobre suas emoções, o estudo questiona algumas concepções binárias que ecoam em nossa cultura, tais como vítima/algoz, bem/mal, razão/emoção, cognição/afeto, bem como procura fazer um contraponto a leituras analíticas que focalizam a virilidade e a honra como justificativas centrais para a prática violenta masculina. O trabalho de campo ocorreu em dois tempos: o primeiro se refere às memórias e anotações do pesquisador durante o período que trabalhou na execução de Medidas Sócio-Educativas. O segundo tempo refere-se aos dados centrais da pesquisa, que tratam de histórias de vida, construídas ao longo de um ano de encontros e entrevistas, com quatro homens jovens egressos do sistema sócio-educativo. As trajetórias de vida dos jovens confluem para uma realidade perversa de economia de seus corpos masculinos, onde há uma escassez de recursos para utilizar em suas trocas sociais como estratégias de expressar seus sentimentos e fortalecer laços. Simultaneamente, apresentam recorrentes referenciais violentos em suas relações entre sexo, geração, classe e raça. A dor e a revolta são emoções que marcam seus corpos e se manifestam expressivamente através das infrações, alimentando feridas e dores em suas relações sociais. As experiências no sistema sócio-educativo são significativas em todas as histórias: dor, violência, receios, reconhecimento, acesso a direitos, respeito e ressocialização, enredam distintamente as diferentes histórias, despontando frágeis transformações em suas condições materiais de existências, na flexibilidade e ampliação de práticas expressivas dos corpos masculinos e no exercício autônomo e não-violento de suas emoções. A dor continua ferindo seus corpos, assim como persevera a reprodução de algumas práticas masculinas tradicionais, comunicando limites de mudanças diante da fragilidade do sistema sócio-educativo e das desigualdades nas relações sociaispt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectgêneropt_BR
dc.subjecthomens jovenspt_BR
dc.subjectsistema sócio-educativopt_BR
dc.subjectviolênciapt_BR
dc.subjectpráticas corporaispt_BR
dc.subjectexpressões emotivaspt_BR
dc.titleGênero, corpo, emoção e medidas sócio-educativas: uma aproximação da violência urbana.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Antropologia

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