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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/711
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Pessis, Anne-Marie | pt_BR |
dc.contributor.author | Pacini Valls, Marcela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T15:04:56Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T15:04:56Z | - |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Pacini Valls, Marcela; Pessis, Anne-Marie. Similaridades e diferenças indicativas de identidade e evolução cultural no estilo Serra Branca de pinturas rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí - Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/711 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação refere-se a pinturas rupestres da Tradição Nordeste da área do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí. A pesquisa objetivou fazer uma particularização na apresentação gráfica dos registros do estilo Serra Branca, por meio de suas similaridades e diferenças, presentes em 21 sítios arqueológicos distribuídos geograficamente em diversos pontos da área do Parque Nacional e entorno. Para tal, fez-se um levantamento do material catalográfico existente no acervo da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) e um levantamento fotográfico complementar dos abrigos, em vários níveis de aproximação. A partir da utilização de parâmetros de análise criados desde o perfil gráfico proposto pelos pesquisadores, intentou-se verificar se existe uma unicidade dentro da diversidade do corpus gráfico do estilo Serra Branca e como ele se apresenta nas distintas áreas de dominância do estilo Serra da Capivara e do complexo estilístico Serra Talhada. Os resultados apontaram para uma recorrência dos grafismos emblemáticos do tipo frente-perfil , para a representação dos antropomorfos lado a lado e de animais em fila, além da apresentação das figuras antropomorfas, geralmente, de frente, a não ser quando em composições emblemáticas, ao contrário das figuras zoomorfas, que se apresentam de perfil. Independente da localização geográfica do sítio, todos apresentam alguma característica de angularidade, confirmando a peculiaridade do estilo, porém esta angularidade pode se apresentar na ornamentação interna das figuras ou em pequenos detalhes, como a posição dos pés | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Registros Rupestres pintados | pt_BR |
dc.subject | Tradição Nordeste | pt_BR |
dc.subject | Parque Nacional | pt_BR |
dc.subject | Serra da Capivara | pt_BR |
dc.subject | Estilo Serra Branca | pt_BR |
dc.title | Similaridades e diferenças indicativas de identidade e evolução cultural no estilo Serra Branca de pinturas rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí - Brasil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Arqueologia |
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