Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6895

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFernandes, Ana Cristina de Almeida
dc.contributor.authorNunes Filho, Jose Albertopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:08:17Z
dc.date.available2014-06-12T18:08:17Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationAlberto Nunes Filho, Jose; Cristina de Almeida Fernandes, Ana. Processos de criação do conhecimento: um estudo nas empresas de optoeletrônica do Recife. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6895
dc.description.abstractEste estudo visa a contribuir para um melhor entendimento da dinâmica interativa da produção de conhecimento nas empresas. O espaço em estudo não é físico ou estrutural, mas um espaço mental. Nesta perspectiva, compartilhar e gerar novos conhecimentos tornam-se fundamentais para a análise do estudo. Dessa forma, foram usados como alicerce metodológico da investigação, a partir da literatura corrente, os quatro processos de criação do conhecimento organizacional: a socialização, a externalização, a combinação e a internalização. Esses processos de criação do conhecimento foram analisados à luz de três características chaves: variedade, intensidade e funcionamento. O objetivo foi verificar o grau de interações e as suas implicações para a geração do conhecimento em duas empresas inovativas, em uma economia retardatária, ambas produtoras de produtos com tecnologia optoeletrônica. A optoeletrônica é uma tecnologia de alto valor agregado. As duas empresas pertencem ao segmento de equipamentos médico-hospitalar, cuja inovação tecnológica de produto é imprescindível para sua sobrevivência no mercado. Se para se desenvolver inovações é necessário gerar o seu insumo básico, isto é, criar novos conhecimentos constantemente, estudos que caracterizem e especifiquem os processos de criação do conhecimento nestas firmas contribuem para o desenvolvimento do sistema de inovação como um todo.. Inserido neste campo de observação, o presente trabalho mostrou que embora partilhem os mesmos condicionantes macroeconômicos (nacionais) e instrumentos de política pública (nacionais e locais) e culturais (locais), as empresas apresentaram desempenhos diferenciados no processo de internalização do conhecimento em relação aos outros processos. Além disso, as empresas apresentaram uma carência organizacional, particularmente em rotinizar certos procedimentos de atividades, justificando a falta de avaliação mais apurada dessas atividadespt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConhecimento organizacionalpt_BR
dc.subjectProcessos de criação do conhecimentopt_BR
dc.subjectOptoeletrônica.pt_BR
dc.titleProcessos de criação do conhecimento: um estudo nas empresas de optoeletrônica do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6914_1.pdf849,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons