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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66676
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| Título : | Ludicidade e educação: a contribuição da ludicidade no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. |
| Autor : | SILVA, Bruna Fernanda da |
| Palabras clave : | Educação Infantil; Ludicidade; Brincadeira; Desenvolvimento Infantil; Prática Docente |
| Fecha de publicación : | 19-ago-2025 |
| Citación : | SILVA, Bruna Fernanda da. Ludicidade e educação: a contribuição da ludicidade no desenvolvimento das crianças na educação infantil. 2025. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, Caruaru, 2025. |
| Resumen : | Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo investigar a contribuição da ludicidade no desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil, a partir da análise das concepções e práticas de professoras da rede pública municipal de Caruaru-PE. Apoiamo- nos em uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, utilizando questionários semiestruturados como instrumento de coleta de dados, aplicados a quatro docentes atuantes nessa etapa de ensino. A análise de dados permitiu identificar três eixos centrais: concepções sobre ludicidade e desenvolvimento infantil, a ludicidade como prática pedagógica no cotidiano escolar e desafios enfrentados para sua efetivação. Os resultados nos ajudam a pensar como as professoras reconhecem o brincar no contexto da Educação Infantil e como se experienciam as diferentes estratégias lúdicas que estimulam a imaginação, o brincar, a criatividade, o raciocínio lógico, as habilidades socioemocionais e motoras. Contudo, as professoras em suas falas nos dizem sobre suas limitações, relacionadas à falta de materiais e espaços adequados, ao tempo reduzido destinado ao brincar livre e à carência de formação continuada específica. Dessa forma, a partir do que nos dizem as professoras, entendemos que a ludicidade, quando mediada intencionalmente, integrada ao currículo e também quando experienciada de forma livre, sem limitações atreladas a habilidades, justificativas ou intencionalidades, constitui-se como um direito das crianças e um gesto potente para que as crianças experienciem momentos de aprendizagens, ensinamentos, brincadeiras, movimentos, alegrias e travessuras, sendo assim necessário investir em políticas, formações e recursos que garantam seu lugar central na prática educativa. |
| URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66676 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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