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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66675

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTORRES, Analucia de Lucena-
dc.contributor.authorBASTOS, Paloma Maria da Silva-
dc.date.accessioned2025-10-22T21:09:32Z-
dc.date.available2025-10-22T21:09:32Z-
dc.date.issued2025-08-27-
dc.date.submitted2025-10-22-
dc.identifier.citationBASTOS, Paloma Maria da Silva Bastos. Educação em saúde para a prevenção de lesões periféricas e amputação em pacientes acometidos pela diabetes. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66675-
dc.description.abstractA Diabetes Mellitus é uma doença crônica não transmissível que compromete o metabolismo da glicose e, quando mal controlada, pode levar a complicações graves, como lesões periféricas e amputações de membros inferiores. Diante desse cenário, a atuação da enfermagem por meio da educação em saúde se mostra fundamental, promovendo o autocuidado e prevenindo agravos evitáveis. Essa pesquisa tem como objetivo analisar a utilização da educação em saúde como estratégia para a prevenção de lesões periféricas e amputações em pessoas acometidas pelo Diabetes Mellitus. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com abordagem qualitativa, baseada em estudos publicados entre 2021 e 2025, selecionados nas bases de dados Medline, Lilacs, Scopus, Bdenf e Scielo. Os dados para análise foram importados para o software EndNote, para remoção de duplicatas, em seguida, utilizando o Rayyan, realizou-se na íntegra a seleção dos artigos incluídos na amostra final. A pesquisa evidenciou que o papel do enfermeiro na educação em saúde para a prevenção do pé diabético vai além da simples transmissão de informações. Atuando de forma acolhedora, com acompanhamento sistemático e planos de cuidado individualizados, o profissional promove o fortalecimento do autocuidado e a autoeficácia dos pacientes. As evidências mostram que, ao utilizar metodologias ativas, tecnologias e envolver a família, as ações educativas se tornam mais efetivas, resultando em melhor controle glicêmico e na redução significativa dos riscos de lesões periféricas e amputações.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectDiabetes mellituspt_BR
dc.subjectferimentos e lesõespt_BR
dc.subjecteducação em saúdept_BR
dc.titleEducação em saúde para a prevenção de lesões periféricas e amputação em pacientes acometidos pela diabetespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMELO, Eduarda Augusto-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2263591799781696pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4887461012049378pt_BR
dc.description.abstractxDiabetes Mellitus is a chronic non-communicable disease that affects glucose metabolism and, when poorly controlled, can lead to serious complications such as peripheral lesions and lower limb amputations. In this context, the role of nursing through health education is fundamental, promoting self-care and preventing avoidable health issues. This research aims to analyze the use of health education as a strategy for the prevention of peripheral lesions and amputations in people with Diabetes Mellitus.This is an integrative literature review with a qualitative approach, based on studies published between 2021 and 2025, selected from the Medline, Lilacs, Scopus, Bdenf, and Scielo databases. The data for analysis were imported into the EndNote software for duplicate removal, and then the full selection of articles included in the final sample was performed using Rayyan.The research showed that the nurse's role in health education for diabetic foot prevention goes beyond the simple transmission of information. By acting in a welcoming manner, with systematic monitoring and individualized care plans, the professional promotes the strengthening of patients' self-care and self-efficacy. Evidence shows that by using active methodologies, technologies, and involving the family, educational actions become more effective, resulting in better glycemic control and a significant reduction in the risks of peripheral lesions and amputations.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Enfermagempt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3024361751136532pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

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