Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66673

Compartilhe esta página

Título: Efeitos do treinamento do core na prevenção de lesões de ligamento cruzado anterior em atletas femininas - Uma revisão integrativa
Autor(es): Mota, Pedro Luiz Couto
Palavras-chave: Lesão do Ligamento Cruzado Anterior, Treinamento do Core, Atletas Femininas
Data do documento: 8-Ago-2025
Citação: MOTA, Pedro. Efeitos do treinamento do core na prevenção de lesões de ligamento cruzado anterior em atletas femininas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Bacharelado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Introdução: A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é uma das lesões mais comuns em atividades esportivas, podendo decorrer de um contato direto, mas na maioria dos casos é derivada de um lance acidental individual ou um desequilíbrio após uma perturbação indireta. Com isso, tem se estudado diversos programas de treinamento que possam colaborar na prevenção e controle dessa lesão utilizando diversos fatores. Dentre eles, o treinamento do core, por melhorar a estabilidade central e o controle neuromuscular de forma tridimensional. Objetivo: Sumarizar estudos sobre a influência do Treinamento de Core na prevenção de lesão do LCA em atletas femininas. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática com apuração dos resultados coletados nos bancos de dados PubMed, Medline e Sience Direct, buscando na literatura recente, últimos 10 anos, estudos originais e completos com humanos que abordassem a temática treinamento do core e lesão de LCA com atletas mulheres como população única ou comparando-as com homens, excluindo casos pós operatórios e outros tipos de lesão de joelho. Considerando os estudos de forma qualitativa, considerando objetivos, métodos e principais achados. A fim de, sintetizar evidências sobre a aplicação do treinamento do core como um preventivo para lesão de LCA em mulheres. Resultados: Foi encontrada uma relação positiva do treinamento do como um preventivo para as lesões de LCA. Os estudos abordam que o controle tridimensional do tronco auxilia na distribuição de força para as extremidades, evitando sobrecarga e padrões biomecânicos lesivos, mas a grande maioria traz o treinamento do core associado a outro fator, principalmente na análise de aterrissagens. Conclusão: Conclui-se que quando associado a outros componentes essenciais de treinamento como força, flexibilidade, agilidade, pliometria o treinamento do core auxilia como um importante componente preventivo para as lesões de ligamento cruzado anterior, porém pela falta de material presente na literatura atual não ficou claro seu efeito de forma isolada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66673
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Pedro Luiz Couto Mota.pdf
  Item embargado até 2026-10-23
540,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons