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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66634
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | UCHÔA, Roberta Salazar | - |
dc.contributor.author | CASTRO, Leonildes Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-20T18:26:41Z | - |
dc.date.available | 2025-10-20T18:26:41Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-20 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-20 | - |
dc.identifier.citation | Castro, Leonildes Rodrigues de. Serviço Social e Direitos da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista e da sua Familia / Leonildes Rodrigues de Castro, Rebeca Helena Queiroz Rocha, Recife, 2025, 55p | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66634 | - |
dc.description | 10 | pt_BR |
dc.description.abstract | Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo os direitos sociais das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de suas famílias, à luz das legislações brasileiras e da atuação profissional do Serviço Social. A escolha do tema justifica-se pela crescente incidência de diagnósticos de TEA no Brasil, pelas demandas específicas desse público e pelos inúmeros obstáculos enfrentados na efetivação de direitos fundamentais, como saúde, educação, assistência social e inclusão. O objetivo geral deste estudo é analisar a trajetória histórica, os direitos conquistados e os instrumentos legais voltados às pessoas com TEA e suas famílias, refletindo sobre o papel estratégico do Serviço Social na sua efetivação. A pesquisa adota abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, com ênfase na análise bibliográfica e documental. Para isto, foram examinadas produções científicas de autores/as que discutem a inclusão, os direitos das pessoas com deficiência, as políticas sociais e a atuação do Serviço Social, além de marcos legais relevantes, como a Lei nº 12.764/2012 (Lei Berenice Piana), a Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência – LBI) e a Lei nº 13.977/2020 (Lei Romeo Mion). Os resultados revelam que, embora o ordenamento jurídico brasileiro reconheça as pessoas com TEA como sujeitos de direitos, há uma lacuna entre a legislação e sua aplicação concreta, pois persistem desafios como a precarização das redes de atenção, a escassez de profissionais qualificados, a responsabilização excessiva das famílias — especialmente das mulheres — pelos cuidados, e o estigma ainda associado ao TEA. Nesse contexto, o Serviço Social se configura como uma profissão essencial, ao atuar com ética, criticidade e compromisso social, promovendo a escuta qualificada, a articulação intersetorial, a construção de redes de apoio e a defesa intransigente dos direitos humanos e da justiça social. Conclui-se que a garantia dos direitos das pessoas com TEA exige o fortalecimento do Estado enquanto promotor de proteção social, a ampliação e financiamento das políticas públicas inclusivas para transformar desigualdades em oportunidades de cidadania plena e dignidade para todas as pessoas, independentemente de sua condição. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Direitos sociais | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Social | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Serviço Social | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.title | Serviço Social e Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e da sua Família | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | ttp://lattes.cnpq.br/0648539660871452 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | 58p. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DSS) - Departamento de Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Serviço Social |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC LEONILDES RODRIGUES DE CASTRO E REBECA HELENA QUEIROZ ROCHA.pdf | 491,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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