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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66605

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGONÇALVES, Fabíola Mônica da Silva-
dc.contributor.authorARAÚJO, Marillia Maria dos Santos-
dc.date.accessioned2025-10-17T15:54:33Z-
dc.date.available2025-10-17T15:54:33Z-
dc.date.issued2025-08-29-
dc.identifier.citationARAÚJO, Marillia Maria dos Santos. O ensino da leitura no 6º ano do Ensino Fundamental: uma análise da prática docente. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66605-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo investigar a prática de um professor do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Jaboatão dos Guararapes/PE relacionada ao ensino da leitura em sala de aula. Considerando a leitura como uma ação social que está presente em diferentes atividades cotidianas, adotou-se a perspectiva sociodiscursiva e dialógica de linguagem (Bakhtin, 2006), pois compreende-se que a leitura se dá através de um processo de interação entre leitor e escritor através do texto escrito, já que se considera, incontestavelmente, que o leitor é um sujeito ativo na construção de sentido do texto lido. Dessa forma, o referencial teórico desta pesquisa utiliza autores que seguem essa perspectiva da linguagem no que se refere ao ensino da leitura, tais como Geraldi (2011), Koch e Elias (2008), Marcuschi (2020) e Solé (2014). A metodologia desta pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida através de um estudo de caso em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do município de Jaboatão dos Guararapes. Os sujeitos desta pesquisa foram o docente de Língua Portuguesa e a turma do 6º ano, turma de 40 alunos. Os instrumentos de coleta de dados foram compostos por 20 observações diretas e uma entrevista semiestruturada com o docente da turma, o que foi analisado através da análise temática de Minayo (2013). Os resultados apontaram que a leitura esteve presente em 11 dos dias observados, sendo vivenciada através da realização de atividades que se dividiram em três tipos: atividades de compreensão; atividades de análise linguística; e atividades de produção de texto. Os materiais de leitura, em sua maioria, foram fichas com texto e atividade impressa; ou escritos no quadro pelo docente. Os textos utilizados diversificaram entre os gêneros poema, cordel, conto, fábula, artigo de opinião e verbete didático. Observou-se que um número expressivo dos estudantes do 6º ano, cerca de metade da turma, não demonstrava interesse ou motivação pelas atividades de leitura e não realizava as atividades propostas pelo docente, fato que interferia na dinâmica da sala de aula. Esses resultados evidenciaram que, apesar de haver a exigência da formação de leitores no 6º ano do Ensino Fundamental, o ensino da leitura se torna uma prática desafiadora, ou até inexistente, pois a leitura deixa de ser objeto de ensino para ser instrumento didático para o desenvolvimento de outras atividades. Além disso, evidenciou-se que ensinar a ler está para além de ofertar textos para leitura e atividades de compreensão, é necessário planejamento, motivação e mediação docente para que o estudante leitor amplie suas condições de leitura. Por fim, este estudo ratifica a necessidade de que o ensino da leitura faça parte da prática docente em todo o percurso escolar dos nove anos do Ensino Fundamental, para que haja uma efetiva continuidade na formação de leitores no ensino básico.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectensino da leiturapt_BR
dc.subjectprática docentept_BR
dc.subjectformação de leitorespt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleO ensino da leitura no 6º ano do Ensino Fundamental: uma análise da prática docentept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6341789909696311pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6605154818579119pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this study was to investigate the teaching practices of a 6th-grade teacher in a public community school in Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, regarding reading instruction in the classroom. Since reading is a social action that permeates various everyday activities, the study adopted a socio-discursive and dialogic perspective on language (Bakhtin, 2006). This perspective assumes that reading is a process of interaction between the reader and the writer through the written text, on the understanding that the reader plays an active role in constructing meaning. Accordingly, the theoretical framework of this study draws on authors who align with this view of language in the context of reading instruction, such as Geraldi (2011), Koch and Elias (2008), Marcuschi (2020), and Solé (2014). The research follows a qualitative methodology and was conducted as a case study in a 6th-grade classroom of a public school in the municipality of Jaboatão dos Guararapes. The participants included the Portuguese teacher and the students of the class. Data collection instruments consisted of 20 direct observations in the classroom and a semi-structured interview with the teacher. The collected data were analyzed using thematic analysis, as proposed by Minayo (2013). The results indicated that reading activities took place on 11 of the observed days, in the form of three types of activities: text comprehension tasks, language analysis tasks, and text production tasks. The reading material consisted primarily of printed texts accompanied by activities or texts written on the board by the teacher. The texts used included a range of genres such as poetry, Brazilian chapbook literature, narrative texts, and informational texts. It was observed that a significant portion of Year 6 students, approximately half of the class, showed little interest or motivation in the reading activities and often did not complete the tasks suggested by the teacher. This lack of engagement directly impacted classroom dynamics. The results show that, despite the curriculum's expectations for developing readers in 6th grade, reading instruction remains a challenging or sometimes absent practice. Often, reading is no longer treated as a subject, but merely as a tool to facilitate other activities in the classroom. Furthermore, the study emphasizes that reading instruction goes beyond simply providing texts and comprehension exercises. Effective reading instruction requires careful planning, student engagement strategies, and teacher facilitation to improve students' reading skills. In summary, this study underscores the need for reading instruction to be an integral part of classroom practice throughout the nine years of elementary school to ensure the continuous and effective education of readers during the elementary school years.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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