Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66600
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FRANÇA, Suzane Bezerra de | - |
dc.contributor.author | CAMPOS, Diandra de Fátima Melo | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-17T14:13:33Z | - |
dc.date.available | 2025-10-17T14:13:33Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-29 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Diandra de Fátima Melo. Perspectivas sobre a acessibilidade no jardim botânico do Recife para a formação do sujeito ecológico. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66600 | - |
dc.description.abstract | Os jardins botânicos, enquanto museus de ciência, possuem funções educativas, científicas e culturais relevantes para a sociedade. Esta pesquisa buscou identificar as dimensões de acessibilidade nos âmbitos arquitetônico, comunicacional, programático e desenho universal, com base na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e na Política Nacional de Educação Museal (PNEM, 2018), presentes ou ausentes no Jardim Botânico do Recife, compreendendo-as como premissas fundamentais para a formação do sujeito ecológico. Neste estudo selecionamos para a coleta de dados os setores do Jardim Sensorial, Jardim de Plantas Tropicais, Trilha Acessível, Plano Diretor do JBR e o hall de entrada do JBR. A escolha dos espaços expositivos se deve ao fato de estarem incluídos na trilha autoguiada, que corresponde à área calçada do JBR. Além dos espaços, o plano diretor também foi considerado relevante, por se tratar de um planejamento que visa ao funcionamento das áreas supracitadas. Os resultados indicam a presença de elementos do desenho universal, acessibilidade arquitetônica, comunicacional, bem como o uso de tecnologias assistivas, mas também revelam barreiras que comprometem a acessibilidade plena e a participação efetiva. A construção de uma identidade orientada por valores da sustentabilidade e da justiça social, com base na inclusão, contribui para a consolidação de um sujeito ecológico. Os objetivos propostos foram alcançados, uma vez que a análise permitiu identificar as dimensões de acessibilidade presentes e ausentes no Jardim Botânico do Recife, tanto nos espaços expositivos selecionados (Jardim Sensorial, Jardim de Plantas Tropicais, Trilha Acessível e Hall de Entrada) quanto no Plano Diretor da instituição. Os resultados mostraram que há avanços importantes, como a presença de elementos de desenho universal, recursos de acessibilidade arquitetônica e comunicacional, além do uso de tecnologias assistivas. Contudo, também foram evidenciadas barreiras que comprometem a acessibilidade plena, como falhas na manutenção de pisos táteis, ausência de audiodescrição e de Libras, além da insuficiência de recursos em Braille. Assim, a pesquisa evidenciou o potencial educativo do JBR para a formação do sujeito ecológico. Ao mesmo tempo em que apontou a necessidade de ampliar esforços para assegurar a autonomia e participação efetiva de todos os visitantes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sujeito Ecológico | pt_BR |
dc.subject | Educação Científica | pt_BR |
dc.subject | Espaços não formais de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Perspectivas sobre a acessibilidade no Jardim Botânico do Recife para a formação do sujeito ecológico | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7325095959652245 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4059729917472253 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Botanical gardens, as science museums, have significant educational, scientific, and cultural functions for society. This research aimed to identify the dimensions of accessibility in the architectural, communicational, programmatic, and universal design domains, based on the Brazilian Inclusion Law (Law No. 13,146/2015) and the National Policy on Museum Education (PNEM, 2018), whether present or absent in the Recife Botanical Garden, understanding them as fundamental premises for the formation of the ecological subject. For data collection, the following sectors were selected: the Sensory Garden, the Tropical Plants Garden, the Accessible Trail, the JBR Master Plan, and the JBR Entrance Hall. The choice of these exhibition spaces is due to their inclusion in the self-guided trail, which corresponds to the paved area of the JBR. In addition to these spaces, the Master Plan was also considered relevant, as it is a planning document that guides the functioning of the aforementioned areas. The results indicate the presence of elements of universal design, architectural and communicational accessibility, as well as the use of assistive technologies, but also reveal barriers that compromise full accessibility and effective participation. The construction of an identity guided by values of sustainability and social justice, grounded in inclusion, contributes to the consolidation of the ecological subject. The proposed objectives were achieved, since the analysis made it possible to identify the accessibility dimensions present and absent in the Recife Botanical Garden, both in the selected exhibition spaces (Sensory Garden, Tropical Plants Garden, Accessible Trail, and Entrance Hall) and in the institution’s Master Plan. The results showed important advances, such as the presence of universal design elements, architectural and communicational accessibility resources, and the use of assistive technologies. However, barriers were also identified that compromise full accessibility, such as flaws in the maintenance of tactile floors, lack of audio description and Libras (Brazilian Sign Language), as well as insufficient Braille resources. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Diandra de Fatima Melo Campos.pdf Item embargado até 2026-10-17 | 3,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons