Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66594

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTADIOTO, Mateus Vitor-
dc.contributor.authorALVES, Raiza Castro-
dc.contributor.authorPINTO, Lorena Vitória Lopes de Souza-
dc.date.accessioned2025-10-17T11:50:57Z-
dc.date.available2025-10-17T11:50:57Z-
dc.date.issued2025-08-14-
dc.date.submitted2025-08-24-
dc.identifier.citationALVES, Raiza Castro; PINTO, Lorena Vitória Lopes de Souza. Audiovisual e cultura: estudo de caso da animação Rio e a construção turística da cidade do Rio de Janeiro. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66594-
dc.description.abstractEste artigo analisa a relação entre a representação da cidade do Rio de Janeiro no filme Rio (2011) e a construção da imagem turística do município enquanto destino internacional. Através de pesquisa documental, são examinadas as representações visuais e simbólicas presentes no longa-metragem e sua articulação com materiais de divulgação turística da cidade. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisa documental e análise de conteúdo. Foram examinadas as representações visuais e simbólicas presentes no longa-metragem, bem como sua articulação com materiais oficiais de divulgação turística da cidade. O estudo revela que o filme reforça estereótipos já consagrados, como paisagens naturais, Carnaval, música e alegria, ao retratar o Rio como um destino paradisíaco, vibrante e culturalmente diverso. Embora esse tipo de representação fortaleça o apelo turístico, também simplifica a complexidade cultural da cidade. A partir das análises, concluiu-se que, ao mesmo tempo em que promove o destino, o filme contribui para a perpetuação de estigmas associados à imagem internacional do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTurismo induzido por filmes Cinema e turismopt_BR
dc.subjectImagem turísticapt_BR
dc.subjectRepresentações audiovisuaispt_BR
dc.subjectRio de Janeiropt_BR
dc.subjectEstereótipos culturaispt_BR
dc.titleAudiovisual e cultura: estudo de caso da animação Rio e a construção turística da cidade do Rio de Janeiropt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5127637448870660pt_BR
dc.description.abstractxThis article analyzes the relationship between the representation of the city of Rio de Janeiro in the film Rio (2011) and the construction of the city's image as an international tourist destination. Through documentary research, the study examines the visual and symbolic representations present in the film and their connection to the city's official tourism promotion materials. The research was conducted using a qualitative approach, combining documentary research and content analysis. It focused on both the visual and symbolic elements portrayed in the film and how they align with official promotional content. The study reveals that the film reinforces wellestablished stereotypes, such as natural landscapes, Carnival, music, and joy, by depicting Rio as a paradisiacal, vibrant, and culturally diverse destination. While this type of representation enhances the city's tourist appeal, it also simplifies its cultural complexity. The analysis concludes that, while the film helps promote Rio as a destination, it also contributes to the perpetuation of stigmas associated with the city's international image.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DHT) - Departamento de Hotelaria e Turismopt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Turismopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Turismo



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons