Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66578
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FONTE, Eliane Maria Monteiro da | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Nathielly Darcy Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-17T00:56:29Z | - |
dc.date.available | 2025-10-17T00:56:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Nathielly Darcy Ribeiro. Sucesso escolar no interior pernambucano e percepções acerca da aquisições do diploma: análise de trajetórias sob a perspectiva do egresso licenciado. 2024. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66578 | - |
dc.description.abstract | O processo de estruturação do ensino superior brasileiro, envolveu e envolve uma série de problemáticas, atreladas ao tardio processo de implantação, principalmente nas cidades mais afastadas das capitais. Para a realização do estudo empírico foi selecionado, como estudo de caso, o Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV) da UFPE, em Pernambuco, onde optamos em estudar egressos de dois cursos de licenciatura lá existentes: Ciências Biológicas e Educação Física. A escolha pelos cursos de licenciatura do CAV- UFPE se deu pelo nosso interesse em investigar as motivações presentes no processo de construção das trajetórias profissionais de pessoas egressas, tendo como pano de fundo o processo de interiorização das universidades públicas. Tomando como ponto de partida esse processo de interiorização, objetivamos aqui compreender os sentidos e os significados da construção da identidade e do fazer docente partindo da percepção de egressos de cursos de licenciatura. Com a utilização de uma abordagem de pesquisa qualitativa e utilização da entrevista narrativa como técnica de coleta de dados, o estudo foi concebido à luz da perspectiva teórico-metodológica de Bernard Lahire dentro do campo da sociologia à escala individual, no que resultou na elaboração de “retratos sociológicos” de cada uma das cinco pessoas entrevistadas. A análise das trajetórias se deu através de três categorias que classificamos aqui como os professores, a família e a docência, junto à escolha do possível de Bernard Lahire | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Interiorização | pt_BR |
dc.subject | trajetórias | pt_BR |
dc.subject | retratos sociológicos | pt_BR |
dc.subject | docência | pt_BR |
dc.subject | família | pt_BR |
dc.title | Sucesso Escolar no Interior Pernambucano e Percepções Acerca da Aquisições do Diploma: análise de trajetórias sob a perspectiva do egresso licenciado | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4233940738339444 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6737586307858036 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Sociologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The process of structuring Brazilian higher education has involved and continues to involve a series of problems, linked to the late implementation process, especially in the cities furthest from the capitals. In order to carry out this empirical study, we selected the Academic Center of Vitória de Santo Antão (CAV) at UFPE, in Pernambuco, as a case study, where we chose to study graduates from two degree courses there: Biological Sciences and Physical Education. We chose the CAV-UFPE degree courses because we were interested in investigating the motivations behind the process of building the professional careers of graduates, against the backdrop of the process of internalization of public universities. Taking this process of internalization as a starting point, our aim here was to understand the meanings and significance of the construction of identity and of teaching, based on the perceptions of graduates from undergraduate courses. Using a qualitative research approach and narrative interviews as a data collection technique, the study was conceived in the light of Bernard Lahire's theoretical- methodological perspective within the field of sociology on an individual scale, which resulted in the creation of “sociological portraits” of each of the five people interviewed. The trajectories were analyzed through three categories, which we classify here as teachers, family and teaching, along with Bernard Lahire's possible choice | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Nathielly Darcy Ribeiro Araujo.pdf | 2,95 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons