Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66515

Comparte esta pagina

Título : Serviço social e alta por evasão hospitalar em pediatria: uma revisão da literatura e experiência de estágio
Autor : NASCIMENTO, Martina Gomes Costa
Palabras clave : Serviço Social; Evasão Hospitalar; Pediatria; Direito à Saúde; Proteção à vida de crianças e adolescentes
Fecha de publicación : 20-ago-2025
Citación : NASCIMENTO, Martina Gomes Costa. Serviço social e alta por evasão hospitalar em pediatria: uma revisão da literatura e experiência de estágio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Recife, 2025. Orientadora: Raquel Cavalcante Soares.
Resumen : RESUMO O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo sobre Serviço Social e Alta por Evasão Hospitalar em Pediatria: uma revisão da literatura e experiência de estágio . O estudo tem como objetivo geral discutir a evasão hospitalar em pediatria considerando o direito à saúde e proteção à vida de crianças e adolescentes, com absoluta prioridade e sem qualquer forma de discriminação. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de pesquisa documental e revisão bibliográfica, tendo como fontes dissertações, teses e livros publicados nos últimos anos que discutem a alta por evasão hospitalar em pediatria e as possíveis causas e estratégias de enfrentamento. Como fonte documental as normativas e documentos oficiais do Ministério da saúde, Diretrizes, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Constituição Federal de 1988, Resolução n°41/1995 do CONANDA, entre outras legislações que abordam o direito à saúde infantojuvenil. Portanto, espera-se que este trabalho contribua para ampliar o debate sobre a evasão hospitalar no atendimento pediátrico, oferecendo subsídios teóricos e práticos para a atuação do Serviço Social e demais profissionais da saúde. Que as reflexões aqui apresentadas possam inspirar novas pesquisas, fomentar a criação de protocolos institucionais mais humanizados e fortalecer as estratégias de cuidado integral às crianças e adolescentes, garantindo que o direito à saúde seja efetivamente respeitado e promovido.
Descripción : 9,5
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66515
Aparece en las colecciones: (TCC) - Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Martina Gomes Costa Nascimento.pdf758,41 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons