Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66482

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBELLEMAIN, Paula Moreira Baltar-
dc.contributor.authorFERREIRA, Alan Gustavo-
dc.date.accessioned2025-10-13T12:57:31Z-
dc.date.available2025-10-13T12:57:31Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.identifier.citationFERREIRA, Alan Gustavo. Percurso de estudo e pesquisa para a formação de professores de Matemática sobre o ensino de Combinatória. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66482-
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo central desenvolver, implementar e analisar um processo de formação de professores sobre o ensino de Combinatória, baseado na metodologia do Percurso de Estudo e Pesquisa para Formação de Professores (PEP-FP), com um grupo de professores de Matemática do Ensino Médio. Possui como marco teórico-metodológico a Teoria Antropológica do Didático elaborada por Chevallard e colaboradores. Esse referencial tem tido estreita relação com a formação docente, pois fornece elementos que podem subsidiar a análise de práticas, inclusive as formativas. Além disso, fez emergir um dispositivo de formação, o PEP-FP, que coloca no centro desse processo questões intrínsecas à profissão docente, vinculando uma investigação com a docência e criando novas infraestruturas matemático- didáticas. O percurso metodológico esteve alicerçado nos pressupostos da Engenharia Didática, considerando as quatro fases: análise preliminar, análise a priori, análise in vivo e análise a posteriori. Na primeira fase, construímos um Modelo Praxeológico de Referência (MPR) para o campo da Combinatória no Ensino Médio e explicitamos um Modelo Praxeológico Dominante (MPD) para o Ensino Médio brasileiro concernente a esse campo. No que se refere ao MPR, modelizamos quatro tipos de tarefas relativas aos problemas de contagem em Combinatória: Produto de Medidas, Arranjo, Permutação e Combinação. Como técnica ou principal ingrediente técnico para a resolução desses tipos de tarefas, elegemos o Princípio Multiplicativo. Quanto à constituição do entorno tecnológico-teórico, os discursos justificativos estiveram ancorados nas ideias de ordem e natureza, entendidas como as diferentes disposições possíveis dos elementos nos agrupamentos formados. Na análise a priori, elaboramos dois mapas preliminares de questões de dois PEPs: o primeiro, referente ao Módulo 0 de um PEP- FP, baseado na questão geradora “Como ensinar Combinatória?”; e o segundo, um PEP experimentado pelos professores como se fossem estudantes a partir da pergunta “Q0: Como criar um código universal eficiente e seguro que identifique todos os cidadãos do mundo”. Na análise in vivo, foram vivenciados quatro módulos (M0, M1, M2 e M3) de um PEP-FP com um grupo de professores de Matemática, durante 11 encontros no formato predominantemente remoto síncrono. Durante a vivência dos quatro módulos, os professores em formação tiveram a oportunidade de ter contato com elementos do MPR, incorporando-os ao seu repertório praxeológico, bem como confrontar o MPD. Também puderam experimentar novas infraestruturas didático-matemáticas, como o PEP, nas quais os estudantes assumem um papel de protagonismo a partir de uma atividade investigativa genuína, com vistas a suscitar uma possível razão de ser para o ensino de Combinatória. Isso foi possível a partir da colocação da pergunta Q0 elencada anteriormente. Nessa perspectiva, foi possível constatar que um PEP-FP sobre o ensino de Combinatória agrega saberes matemáticos e didáticos ao equipamento praxeológico dos professores em formação, de maneira articulada, a fim de que possam atuar de forma pertinente no ensino desta área da Matemática, desde que sejam consideradas as condições e restrições para realização desse processo, favorecendo um ambiente propício para que os professores fossem iniciados no paradigma de questionamento do mundo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCombinatóriapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeoria Antropológica do Didáticopt_BR
dc.subjectPercurso de estudo e pesquisa para formação de professorespt_BR
dc.titlePercurso de estudo e pesquisa para a formação de professores de Matemática sobre o ensino de Combinatóriapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8435190412648209pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1264702708331679pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this study is to develop, implement and analyze a teacher training process on the teaching of Combinatorics, based on the methodology of the Study and Research Path for Teacher Training (SRP-TT), with a group of high school Mathematics teachers. Its theoretical and methodological framework is the Anthropological Theory of Didactics developed by Chevallard and collaborators. This framework has been closely related to teacher training, as it provides elements that can support the analysis of practices, including formative ones. In addition, it has given rise to a training device, the SRP-TT, which places at the center of this process issues intrinsic to the teaching profession, linking research with teaching and creating new mathematical and didactic infrastructures. The methodological path was based on the assumptions of Didactic Engineering, considering the four phases: preliminary analysis, a priori analysis, in vivo analysis and a posteriori analysis. In the first phase, we constructed a Praxeological Reference Model (PRM) for the field of Combinatorics in High School and explained a Dominant Praxeological Model (DPM) for Brazilian High School concerning this field. Regarding the PRM, we modeled four types of tasks related to counting problems in Combinatorics: Product of Measures, Arrangement, Permutation and Combination. As the technique or main technical ingredient for solving these types of tasks, we chose the Multiplicative Principle. Regarding the constitution of the technological-theoretical environment, the justifying discourses were anchored in the ideas of order and nature, understood as the different possible arrangements of the elements in the formed groups. In the a priori analysis, we elaborated two preliminary maps of questions from two SRP: the first, referring to Module 0 of a SRP-TT, based on the generating question “How to teach Combinatorics?”; and the second, a SRP experienced by teachers as if they were students based on the question “Q0: How to create an efficient and secure universal code that identifies all citizens of the world”. In the in vivo analysis, four modules (M0, M1, M2 and M3) of a SRP-TT were experienced with a group of Mathematics teachers, during 11 meetings in a predominantly synchronous remote format. During the experience of the four modules, the teachers in training had the opportunity to have contact with elements of the MPR, incorporating them into their praxeological repertoire, as well as confronting the MPD. They were also able to experiment with new didactic-mathematical infrastructures, such as the SRP, in which students assume a leading role based on a genuine investigative activity, with a view to raising a possible reason for teaching Combinatorics. This was possible by posing the question Q0 listed above. From this perspective, it was possible to verify that a SRP-TT on the teaching of Combinatorics adds mathematical and didactic knowledge to the praxeological equipment of teachers in training, in an articulated manner, so that they can act pertinently in the teaching of this area of Mathematics, as long as the conditions and restrictions for carrying out this process are considered, favoring an environment conducive to teachers being initiated into the paradigm of questioning the world.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Alan Gustavo Ferreira.pdf3,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons